ENSINO DE BIOTECNOLOGIAS: ANÁLISE DAS METODOLOGIAS APLICADAS ÀS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DISPONÍVEL NA INTERNET

Daiana Carla Gonçalves, Pabline Marinho Vieira, Wemerson Souza Do Nascimento, Nycholas Camara Ibide

Resumo


Ao trabalhar a biotecnologia, nos diversos níveis de ensino, existe a responsabilidade de informar aos estudantes sobre os aspectos científicos e técnicos da mesma. As metodologias aplicadas ao ensino são ferramentas que complementam o material pedagógico, e melhoram o desempenho dos estudantes em alguns conteúdos. Nesse contexto, foi realizado um levantamento sobre as metodologias disponíveis na internet (vídeos, aulas práticas, documentários e animações) e avaliadas quanto a sua aplicabilidade no ambiente escolar. Como critérios avaliativos, foram considerados: audiência, credibilidade, precisão, rigor da norma culta, objetividade, cobertura, estética e atualização. Os resultados permitiram perceber que 85% dos vídeos e 60% dos sites atendem os critérios para serem utilizados no ensino, sendo que os critérios que receberam melhor avaliação foram precisão e facilidade do conteúdo. Entretanto, os requisitos como credibilidade e proposta educativa foram os com pior avaliação. Conclui-se que há necessidade de melhoria do conteúdo dos sites e vídeos disponíveis sobre o assunto, bem como, dos recursos disponíveis na área de biotecnologia, uma vez que há a escassez de materiais disponíveis para o ensino.


Palavras-chave


Vídeos. Sites. Aulas práticas.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2020 RENEFARA

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



SalvarSalvarSalvarSalvar