ENSINO DE BIOTECNOLOGIAS: ANÁLISE DAS METODOLOGIAS APLICADAS ÀS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DISPONÍVEL NA INTERNET
Palavras-chave:
Vídeos. Sites. Aulas práticas.Resumo
Ao trabalhar a biotecnologia, nos diversos níveis de ensino, existe a responsabilidade de informar aos estudantes sobre os aspectos científicos e técnicos da mesma. As metodologias aplicadas ao ensino são ferramentas que complementam o material pedagógico, e melhoram o desempenho dos estudantes em alguns conteúdos. Nesse contexto, foi realizado um levantamento sobre as metodologias disponíveis na internet (vídeos, aulas práticas, documentários e animações) e avaliadas quanto a sua aplicabilidade no ambiente escolar. Como critérios avaliativos, foram considerados: audiência, credibilidade, precisão, rigor da norma culta, objetividade, cobertura, estética e atualização. Os resultados permitiram perceber que 85% dos vídeos e 60% dos sites atendem os critérios para serem utilizados no ensino, sendo que os critérios que receberam melhor avaliação foram precisão e facilidade do conteúdo. Entretanto, os requisitos como credibilidade e proposta educativa foram os com pior avaliação. Conclui-se que há necessidade de melhoria do conteúdo dos sites e vídeos disponíveis sobre o assunto, bem como, dos recursos disponíveis na área de biotecnologia, uma vez que há a escassez de materiais disponíveis para o ensino.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado