A METODOLOGIA DE ENSINO DO FUTSAL COMO CONTEÚDO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E TREINAMENTO NO ENSINO MÉDIO

Alan Junior da Silva, Célio Antônio de Paula Júnior

Resumo


O presente estudo buscou estabelecer uma análise de acordo com a metodologia abordada pelo professor de Educação Física para o ensino e treinamento do futsal no ambiente escolar, na perspectiva de uma escola pública estadual. Trata-se de um estudo de campo observacional, descritivo e de análise qualitativa. Como resultado da pesquisa, percebe-se que os alunos do ensino médio analisados, possuem entre 15 a 17 anos de idade e praticam treinamento do futsal a uma perspectiva ao alto rendimento, atuando em campeonatos municipais, regionais e estaduais. Quanto aos professores de educação física da instituição, percebe-se que há uma sistematização do treinamento na escola e que eles são responsáveis por indicar alunos para o treinamento esportivo da modalidade do futsal, além da distribuição de informativos sobre a seleção que será desenvolvida para formar a equipe de futsal. Assim, conclui-se a estrutura e materiais utilizados na escola são de qualidade e que as abordagens relatadas pelos professores no questionário são: a crítico-superadora para aula de Educação Física, porém no treinamento esportivo do futsal, valem-se de uma metodologia voltada ao tecnicismo.


Palavras-chave


Educação Física, futsal, ensino.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2020 RENEFARA

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



SalvarSalvarSalvarSalvar