A METODOLOGIA DE ENSINO DO FUTSAL COMO CONTEÚDO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E TREINAMENTO NO ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Educação Física, futsal, ensino.Resumo
O presente estudo buscou estabelecer uma análise de acordo com a metodologia abordada pelo professor de Educação Física para o ensino e treinamento do futsal no ambiente escolar, na perspectiva de uma escola pública estadual. Trata-se de um estudo de campo observacional, descritivo e de análise qualitativa. Como resultado da pesquisa, percebe-se que os alunos do ensino médio analisados, possuem entre 15 a 17 anos de idade e praticam treinamento do futsal a uma perspectiva ao alto rendimento, atuando em campeonatos municipais, regionais e estaduais. Quanto aos professores de educação física da instituição, percebe-se que há uma sistematização do treinamento na escola e que eles são responsáveis por indicar alunos para o treinamento esportivo da modalidade do futsal, além da distribuição de informativos sobre a seleção que será desenvolvida para formar a equipe de futsal. Assim, conclui-se a estrutura e materiais utilizados na escola são de qualidade e que as abordagens relatadas pelos professores no questionário são: a crítico-superadora para aula de Educação Física, porém no treinamento esportivo do futsal, valem-se de uma metodologia voltada ao tecnicismo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado