PLANEJAMENTO ESCOLAR E POLÍTICAS PÚBLICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL NO NORDESTE PARAENSE

Nara Regina Silveira Rodrigues, Francisco Pereira de Oliveira, Ana Paula Vieira e Souza, Zilah Therezinha de Souza Araújo

Resumo


A presente pesquisa objetivou estudar o planejamento escolar e as políticas de ensino como estratégias para alfabetização e letramento no ensino fundamental público no muniípio de Bragança-PA, nordeste paraense. Nasceu de uma inquietação: por que os estudantes do ensino fundamental não são alfabetizados a contento do que se preconiza nas políticas de ensino? A metodológica de pesquisa foi a qualitativa, onde a coleta de dados foi a entrevista, por meio de um questionário com perguntas semiestruturadas. A amostragem foi constituída de 45 docentes. A análise ocorreu com a organização e tabulação das respostas e, em seguida, análise e interpretação do conteúdo, com a transcrição total ou parcialmente dos discursos mais expressivos. Os resultados demonstraram que há respaldos teóricos e metodológicos no trabalho do docente, as práticas e estratégias são flexíveis ao contexto do aluno, porém as políticas públicas ainda estão longe da realidade do alunado, onde o ensino tem se tornado complexo, do ponto de vista docente e a aprendizagem esta configurada a partir dos parâmetros globais, que por vezes, está atrelada aos avanços tecnológicos, sociais e econômicos. Concluiu-se que as escolas públicas do nordeste paraense possuem planejamento escolar. No entanto, as políticas públicas de ensino estão dispersas entre as múltiplas realidades encontradas no contexto sociocultural e econômico dos estudantes do ensino fundamental. E, por conseguinte, as mudanças e transformações sociais têm exigido práticas docentes de alfabetização e letramento alimentadas na realidade dos estudantes do ensino fundamental.

Palavras-chave


Políticas de Ensino; Alfabetização e Letramento; Planejamento Escolar.

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Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



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