A INCLUSÃO DE ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA ESCOLA REGULAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DO ESTUDANTE
Resumo
A inclusão de alunos com deficiênciana sala de aula da escola regular é, na atualidade, uma discussão em evidência. A legislação brasileira garante, mas a inclusão de fato no ambiente escolar deixa muito a desejar, muitas são as lacunas e dificuldades encontradas por estes estudantes para fazer valer os seus direitos a uma educação de qualidade, que atendam às suas demandas e necessidades. Assim, este artigo tem como objetivo compreender a concepção de uma estudante com deficiência visual acerca da sua inclusão no contexto da escola regular. Trata-se de uma pesquisa de abordagem social qualitativa, realizada numa escola da rede municipal de ensino do muniípio de Lauro de Freitas, na Bahia, e teve como interlocutores uma aluna com deficiência visual, o gestor e o professor responsável pelo atendimento especializado. O estudo revelou que, diante das dificuldades das escolas brasileiras em incluir de fatos os alunos com deficiência no dia a dia da sala de aula, o acolhimento da escola pesquisada, configura-se como um grande avanço no que diz respeito à inclusão de estudantes com deficiência visual, uma vez que, antes a aluna interlocutora com a pesquisa não se sentia acolhida e inclusa na escola.
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Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436