A CERTIFICAÇÃO LEED COMO UMA FERRAMENTA NORTEADORA DA SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Palavras-chave:
Environmental certificates. Sustainability. Natural resources.Resumo
Dada a crescente preocupação com o esgotamento dos recursos renováveis e não renováveis do planeta, e a conscientização sobre as questões ligadas ao meio ambiente, se fez necessário o estudo de meios alternativos de desenvolvimento de um dos setores que mais cresce no mundo, a construção civil. Desta forma, objetivando o crescimento econômico, juntamente com a preservação ambiental, a gradativa inserção de edifícios denominados Green Buildings, que visam o aproveitamento energético, hídrico e natural de forma sustentável, ofereceram uma nova realidade para o setor construtivo. Este trabalho visa apresenta a Certificação LEED (Lidership in Energy and Environmental Design) a qual não só avalia o desempenho de novos empreendimentos, como também encoraja a utilização de práticas mais sustentáveis e menos impactantes ao meio ambiente, promovendo a implantação de projetos inovadores do ponto de vista tecnológico, bem como a valorização dos empreendimentos certificados. Para avaliar se uma construção é ou não sustentável surgiram às certificações ambientais, que através de sistemas de pontuação ou conceitos permitem avaliar qualitativamente o desempenho sustentável de uma edificação. O presente trabalho observou a importância do certificado LEED, em um entendimento amplo sob uma perspectiva de construções sustentáveis.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado