EDUCAÇÃO DE PESSOAS QUE APRESENTAM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: PERSPECTIVAS DA INCLUSÃO

Autores

  • Jalsi Tacon Arruda Faculdade Araguaia Centro Universitário UniEVANGÉLICA http://orcid.org/0000-0001-7091-4850
  • Andriely Santos Brito Faculdade Araguaia
  • Carolina Rodrigues Mendonça Universidade Federal de Goiás Universidade Estadual de Goiás
  • Hélcio Marques Junior Faculdade Araguaia Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Rafaella Rodrigues Santos Faculdade Araguaia
  • Kelly Cristina Borges Tacon Centro Universitário UniEVANGÉLICA

Palavras-chave:

Autismo, Educação Especial, Ensino, Inclusão

Resumo

A inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo "“ TEA, dentro de uma unidade de ensino é um desafio para a comunidade escolar, a família e estudiosos, o que justifica pesquisas dessa natureza. O objetivo do presente estudo foi revisar os fatores causais do TEA, enfocando um pouco da genética, e discutir a inclusão do autista nas escolas brasileiras, de acordo com as perspectivas da legislação brasileira. Foi realizada uma revisão da bibliográfica nas bases de dados Scielo, PubMed, Web of Science, BVS, LILACS, e banco de teses da CAPES. Os resultados mostraram que o processo de inclusão no Brasil e, em especial desses alunos, apresentam grandes entraves, entre eles: a ausência de uma certificação diagnóstica apresentada pela família do aluno; capacitação/formação dos professores na área da Educação Especial; falta de uma proposta pedagógica diferenciada para esse tipo de aluno e infraestrutura inadequada nas escolas. Por outro lado, o país tem avançado e conseguido vitórias como: o Plano Nacional de Educação; Estatuto da Criança e do Adolescente; a Lei nº 12.764/2012, que Instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e a Lei nº 13.146/2015, chamada de Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Esses avanços na legislação têm garantido o acesso ao ensino básico e ao ensino superior, tanto no setor público quanto no privado, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas.

Biografia do Autor

Jalsi Tacon Arruda, Faculdade Araguaia Centro Universitário UniEVANGÉLICA

Pós-doutora em Ciências Biológicas, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Goiás; Professora Titular da graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura, Faculdade Araguaia; Professora Titular da graduação em Medicina, Centro Universitário UniEVANGÉLICA

Andriely Santos Brito, Faculdade Araguaia

Graduada em Ciências Biológicas - Licenciatura, Faculdade Araguaia

Carolina Rodrigues Mendonça, Universidade Federal de Goiás Universidade Estadual de Goiás

Doutoranda em Ciências da Saúde, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Goiás; Professora Adjunta do Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Goiás; Professora de Apoio a Inclusão dos cursos de Fisioterapia e Educação Física - Eseffego, Universidade Estadual de Goiás

Hélcio Marques Junior, Faculdade Araguaia Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Mestre em Ecologia e Produção Sustentável, Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Professor Adjunto da graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura, Faculdade Araguaia; Professor Adjunto da graduação em Biologia, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Rafaella Rodrigues Santos, Faculdade Araguaia

Mestra em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Goiás; Professora Adjunta da graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura, Faculdade Araguaia

Kelly Cristina Borges Tacon, Centro Universitário UniEVANGÉLICA

Pós-doutoranda em Ciências da Saúde, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Goiás; Professora Titular da graduação em Medicina do Centro Universitário UniEVANGÉLICA

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Publicado

2018-08-02

Edição

Seção

Artigos