DIVERSIDADE CULTURAL: UMA REFLEXÃO DE ÂMBITO ESCOLAR

Charlyan de Sousa Lima

Resumo


O Brasil é caracterizado como um país diversificado em questões culturais. A questão é elucidar como a diversidade está presente na escola e suas influencias nas ações humanas. Que condutas provoca no comportamento comum do indivíduo, as implicações ou não na aprendizagem do aluno. E como a cultura é compreendida nas práticas pedagógicas. Este trabalho tem como objetivo expor uma reflexão sobre diversidade cultural e suas implicações no âmbito escolar. O padrão comportamental varia de aluno para aluno. A diversidade cultural está presente no âmbito escolar, e modifica o modo de agir e pensar do indivíduo. Tanto os profissionais da educação quanto os alunos, ao se depararem com a diferenças culturais adquirem novos conhecimentos. A diversidade atua também como uma ferramenta que rege o educador no seu processo de qualificação profissional, ajudando a superar desafios. Conclui-se que, o convívio com as diferenças propicia aos alunos e educadores o desenvolvimento de perspectiva sobre multiculturalismo, além de oportunizar a manifestação de sua própria cultura, fazendo com que haja uma aprendizagem de ambas as partes.


Palavras-chave


Ensino; Multiculturalismo; Relações.

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Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



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