A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE: ENTRE OS FIOS E TRAMAS DO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NO CAMPO

Ester Alves Lopes Mendes

Resumo


Neste artigo realizou-se um estudo acerca da constituição da identidade docente, na perspectiva do materialismo histórico-dialético. O recorte e análise empreendidos centram-se nas especificidades do exerício da docência no espaço rural. Inicialmente, trata-se do conceito de identidade docente e sobre a constituição do magistério. Em seguida, propõe-se questões inerentes à docência no contexto rural, marcadamente em relação aos conceitos de cultura e trabalho. Entende-se que a docência, nesse contexto, perpassa desafios e tensões, os quais precisam ser discutidos e analisados. Propor um olhar para as especificidades da docência no campo apresenta-se, não somente como um desafio, mas, sobretudo, como uma necessidade da educação na contemporaneidade.


Palavras-chave


identidade; docência; professores do campo.

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Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



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