FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DA EDUCAÇÃO BÁSICA À SUPERIOR

Autores

  • Denise Cristina de Sousa Oliveira UniEvangélica - Centro Universitário de Anápolis
  • Samara Lamounier Santana Parreira UniEvangélica; Universidade Paulista.
  • Lila Louise Moreira Martins Franco UniEvangélica

Palavras-chave:

Formação de Professores, Atendimento Educacional Especializado, Educação Inclusiva.

Resumo

A formação de professores para a educação inclusiva é de suma importância, a crescente demanda e as leis asseguram a inclusão nas instituições de ensino. O objetivo deste estudo é analisar publicações científicas e documentos oficiais sobre formação de professores na educação básica e superior, nos últimos dez anos,no Atendimento Educacional Especializado (AEE) na educação básica e nos núcleos de acessibilidade na educação superior. Trata-se de artigo de revisão integrativa da literatura científica em que foram encontrados 172 artigos, 31 selecionados, e 10 artigos recuperados e analisados na íntegra, a busca foi feita nas bases de dados Lilacs, Scielo e Google Acadêmico e em documentos oficiais. O desafio é promover condições de formação, de infraestrutura, de acessibilidade e de interação, de forma a atender o público da inclusão a contento.

Biografia do Autor

Denise Cristina de Sousa Oliveira, UniEvangélica - Centro Universitário de Anápolis

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás em 2003, Pós Graduação "Lato Sensu", Especialização em Geografia, Meio Ambiente e Turismo, pela Universidade Estadual de Goiás em 2007 e Mestrado Acadêmico em Ciências Ambientais no Programa de Pós Graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente, na Linha de Pesquisa: Tecnologias e Meio Ambiente em 2018, com o título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA EM COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA. 

Samara Lamounier Santana Parreira, UniEvangélica; Universidade Paulista.

Doutor em Ciências pela Universdade de São Paulo (2010), mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (2005), especialista em Atividade Física Adaptada a Portadores de Deficências Físicas pela Universidade Federal de Uberlandia (1998), graduada em Fisioterapia pela Universidade de Formação e Cultura do ABC (1994) e em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (1990) . Atualmente é docente do Centro Universitário UNIEvangélica e Universidade Paulista.

Lila Louise Moreira Martins Franco, UniEvangélica

Possui graduação em Odontologia pelo Centro Universitário de Anápolis/UniEVANGÉLICA (2003) e em Pedagogia pela Faculdade de Educação/Universidade Federal de Goiás (2013).

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Publicado

2018-08-30

Edição

Seção

Artigos