O ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS, CONTRADIÇÕES E DESAFIOS DO IMPÉRIO AO GOLPE MILITAR.

DAYANNA SANTOS

Resumo


Este artigo tem como objetivo realizar uma análise histórico-documental crítica do ensino superior no Brasil do período imperial ao Golpe Militar no contexto da Reforma Universitária de 1968, com a implementação do Decreto de Lei nº5540/1968. O argumento defendido é o de que a história do ensino superior no Brasil não pode ser investigada sem considerar-se sua relação com o desenvolvimento sócio histórico brasileiro e que tal história é cingida pelo elitismo e pela exclusão. A análise busca ainda salientar o fato de o projeto capitalista, dependente-associado dos centros hegemônicos internacionais, ter influenciado o ensino superior no Brasil, sobretudo, durante o regime militar considerando a expansão do número de vagas.

Palavras-chave: Ensino Superior; reforma; expansão


Palavras-chave


ensino superior, reforma,expansão

Texto completo:

ART-5


Direitos autorais 2020 RENEFARA

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



SalvarSalvarSalvarSalvar