A PRÁTICA DA PESQUISA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA: PERCEPÇÃO DE ALUNOS E PROFESSORES

Gláucia Rosalina Machado, Lara Borges Correa Ramos, Ludymilla Ferreira de Melo

Resumo


A pesquisa científica é fundamental para o desenvolvimento do conhecimento em qualquer área acadêmica. Considerando que a pesquisa envolve desde alunos de graduação até professores pós-graduados, vale perguntar: que fatores têm afetado o interesse e a falta de envolvimento na prática da pesquisa no curso de administração e, como os docentes e alunos percebem tal realidade. O presente trabalho tem como objetivos: i) verificar como os docentes e alunos se relacionam com a pesquisa e com a produção científica em uma universidade pública; ii) pesquisar as atividades científicas dos docentes com o intuito de conhecer a sua produção; iii) analisar a matriz curricular do curso de administração da instituição e; vi) estabelecer uma analise comparativa das grades curriculares da instituição analisada com duas instituições de ensino superior atuantes no estado de Goiás. O levantamento dos dados foi realizado através de aplicação de questionários em uma amostragem aleatória e os resultados demonstraram dois lados: o desconhecimento por parte dos alunos da prática de pesquisa, de sua importância e das oportunidades de iniciação científica e; as dificuldades por parte dos docentes em despertar o interesse do aluno e incentivar a pesquisa e a produção científica.

Palavras-chave


Pesquisa Científica, Administração, Produção Científica.

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Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



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