PRÁTICAS DE LEITURA E MEDIAÇÃO DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES PROFICIENTES
Palavras-chave:
Reading practices. Didactic mediation. Proficient readers.Resumo
O presente artigo, de cunho bibliográfico, objetiva discutir no âmbito das práticas de leitura e mediação didática a importância da formação de leitores proficientes. Nesse sentido, problematiza a questão da prática pedagógica referente ao ensino da leitura e da escrita, assim como reflete acerca das possibilidades de ampliação do repertório leitor de crianças e jovens a partir da consciência leitora. As considerações ancoradas em autores como Soares (2003), Ferreiro (1995) e Freire (1982) apontam para a compreensão do uso linguagem como poderoso instrumento que potencializa a inserção dos sujeitos no universo letrado, bem como os capacita para o exerício da aprendizagem e da cidadania.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado