UMA ANÁLISE COMPARATIVA DA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: concepções e instrumentos

Leandro Ferreira Rodrigues, Leide Dayanne Silva de Sousa, Paulino Antonio da Silva Moreira

Resumo


Este artigo apresenta uma análise da concepção que os docentes do ensino superior possuem sobre avaliação de aprendizagem e os instrumentos avaliativos utilizados no processo de avaliação em duas instituições do ensino superior, sendo uma particular e uma privada sob o enfoque docente. A metodologia aplicada foi uma pesquisa bibliográfica e de campo com uso de questionário fechado, o questionário aplicado foi disponibilizado de forma online, via Google forms, e enviado por email para o público participante da pesquisa o que possibilitou verificar qual concepção fundamenta a pratica avaliativa dos professores e quais instrumentos avaliativos mais utilizados pelos docentes. Os resultados demonstram que examinar para avaliar é a concepção que permeia suas ações avaliativas e a prova é o instrumento mais utilizado nesse processo. Conclui-se então, que existe um caminho a ser percorrido até que o processo avaliativo deixe de ser uma prática de exames e passe a ser um processo qualitativo o que leva a entender a avaliação como um processo contínuo.


Palavras-chave


avaliação; aprendizagem; docente

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ART-10


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Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



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