PUBLICIDADE RADIOFÔNICA: FATORES DE EFICÁCIA DO ANÚNCIO NO RÁDIO

Altair Tavares da Silva

Resumo


O objetivo deste trabalho é discutir a eficácia da mensagem publicitária radiofônica em um contexto de discussão sobre as perspectivas da propaganda para este meio de informação em que amplia-se a disputa das mídias pelo bolo de verbas publicitárias. Neste sentido, a proposta de estudo está focada na “forma” do anúncio radiofônico, ou seja, nos elementos criativos e na linguagem radiofônica, que compõem a peça publicitária. A abordagem preocupa-se com a busca de condições essenciais para uma comunicação publicitária que utilize, com alto grau de eficácia, os investimentos da propaganda no rádio. O trabalho é empreendido a partir de revisão bibliográfica, que inclui análise dos estudos de Clóvis Reis (2006 e 2008) e Rodolfo Soares (2006) sobre estratégias eficientes dos anúncios publicitários no rádio com o suporte da linguagem radiofônica. As idéias de Robert Mcleish (2001) e Rudolf Arnhein (2005) sobre a possibilidade de o recurso sonoro configurar-se em imagem mental também contribuem para esta análise. O mercado já exige maior profissionalização e não é permitida a repetição do equívoco de reproduzir o áudio dos anúncios da TV em campanhas publicitárias no rádio. É possível que o publicitário acerte nos mecanismos de persuasão, nos estímulos à atenção por parte do ouvinte, na compreensão sobre as características do rádio como meio de comunicação, para criação de mensagens criativas para este meio.


Palavras-chave


Rádio; Publicidade radiofônica; Linguagem radiofônica

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Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



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