OS ASPECTOS PSICOLÓGICOS E COMPORTAMENTAIS NA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO COM PROFISSIONAIS DO SETOR DE SERVIÇOS

André Carvalho Lindemam, Ronaldo Rosa dos Santos Junior, Karla Kellem de Lima

Resumo


O cenário de alta competitividade provoca uma nova realidade social, inclusive no ambiente de trabalho. Os colaboradores passam a ter maior importância, e, assim, as empresas procuram adotar medidas para que o ambiente de trabalho possa promover a qualidade de vida, permitindo e contribuindo para que o colaborador possa se desenvolver pessoal e profissionalmente. Nesse contexto, o objetivo geral desse estudo foi analisar como os aspectos psicológicos e comportamentais relacionados a qualidade de vida no trabalho se caracterizam na percepção de profissionais que trabalham em cargos de auxiliares de serviços gerais em uma empresa de prestação de serviços. Metodologicamente, trata-se de um estudo descritivo e quantitativo, com um grupo de profissionais de uma empresa de prestação de serviços de manutenção predial em Goiânia/GO. A amostra foi composta de 14 profissionais. Os dados foram coletados através do uso da escala TQWL-42 -Total Quality of Work Life (Qualidade de Vida no Trabalho Total). A análise dos dados foi realizada a partir da estatística descritiva com base no instrumento TQWL-42. Os resultados revelaram que a esfera Psicológica e comportamental obteve 55,36 pontos, sendo considerada satisfatória. Em relação aos 04 aspectos referentes a esta esfera, a autoestima obteve 70,54 pontos, o feedback obteve 66,07 e a significância da tarefa alcançou 61,61 pontos, sendo considerados satisfatórios. Por fim, o aspecto desenvolvimento pessoal e profissional alcançou 23,21 pontos, sendo considerado muito insatisfatório. Assim, conclui-se que a esfera psicológica e comportamental foi considerada satisfatória, assim como três aspectos que a compõe, porém, torna-se importante a análise e ações para melhorar o aspecto desenvolvimento pessoal e profissional que obteve uma pontuação considerada muito insatisfatória.


Palavras-chave


qualidade de vida; serviços; aspectos psicológicos

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2020 RENEFARA

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



SalvarSalvarSalvarSalvar