ESTUDO DA APLICAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL EM LABORATÓRIO DE ANÁLISES AMBIENTAIS COMO FERRAMENTA PARA GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS
Palavras-chave:
Gestão Ambiental, ISO 14001, Laboratório, Análises Ambientais, Aspectos ambientais.Resumo
O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) pode ser definido como um conjunto de procedimentos para gerir ou administrar uma organização, de forma a obter a melhor relação com o meio ambiente. Entre os principais motivos para a implantação da ISO 14001 em laboratório de análises ambientais destaca-se o aumento na competitividade junto ao mercado que está cada vez mais preocupado com as questões ambientais, além de, proporcionar a redução, reutilização de utensílios e insumos, influenciando na redução da utilização dos recursos naturais dando atenção também para a destinação correta dos resíduos gerados. O objetivo do estudo é caracterizar os aspectos ambientais e definir a importância da implantação Sistema de Gestão Ambiental em laboratórios de análises ambientais. Foi utilizado como metodologia a aplicação de questionário e revisão bibliográfica demostrando que os laboratórios estudados não possuem o SGA implantado, porém mesmo que não se tenha a intenção da implantação do SGA algumas medidas simples, baseadas na norma NBR ISO 14001:2015 podem contribuir para inserção de cuidados com o meio ambiente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado