EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CAMINHOS TENSOS NA FORMAÇÃO DOCENTE

Ms Márcia Ferreira Torres Pereira

Resumo


A perspectiva da educação inclusiva constitui uma reflexão dialética sobre a concepção histórica do conceito de inclusão e sua relação com a educação na interface com o potencial da formação e do trabalho docente. Considerou-se aspectos históricos, sociais, políticos, culturais e econômicos, tendo como base as contribuições que fundamentam idéias de formação contemporânea. No transcurso da história estão presentes novos redimensionamentos técnico científicos, que objetivaram o desenvolvimento social em distintas dimensões. A produção cultural tornou-se temática para a educação e formação do professor, correspondeu a processos de produção simbólica no sentido de legitimar a lógica do consumismo. Uma razão idealista é possibilitada na construção da sociedade, assim como o acirramento do potencial ideológico. Reconhecer a educação inclusiva no contexto social se confunde com o sentido de interação frente à complexidade de sua concretização. A conciliação idealizada entre inclusão e interação manifesta sua ambigüidade, confere adaptação aos objetivos da realidade social administrada e arrisca fortalecer uma noção de inclusão regida pela fragmentação de seu sentido, distanciando a educação inclusiva do pensamento crítico no âmbito da formação e do trabalho docente. O objetivo de suscitar essa discussão não esgota as possibilidades de ampliar a reflexão e o enfrentamento das contradições inerentes a inclusão no sentido de subsidiar uma educação verdadeiramente humana e fortalecer os estudos no âmbito acadêmico sobre suas perspectivas e significados.

Palavras-chave


educação – inclusão – interação – formação docente

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Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



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