EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CAMINHOS TENSOS NA FORMAÇÃO DOCENTE
Palavras-chave:
educação – inclusão – interação – formação docenteResumo
A perspectiva da educação inclusiva constitui uma reflexão dialética sobre a concepção histórica do conceito de inclusão e sua relação com a educação na interface com o potencial da formação e do trabalho docente. Considerou-se aspectos históricos, sociais, políticos, culturais e econômicos, tendo como base as contribuições que fundamentam idéias de formação contemporânea. No transcurso da história estão presentes novos redimensionamentos técnico científicos, que objetivaram o desenvolvimento social em distintas dimensões. A produção cultural tornou-se temática para a educação e formação do professor, correspondeu a processos de produção simbólica no sentido de legitimar a lógica do consumismo. Uma razão idealista é possibilitada na construção da sociedade, assim como o acirramento do potencial ideológico. Reconhecer a educação inclusiva no contexto social se confunde com o sentido de interação frente à complexidade de sua concretização. A conciliação idealizada entre inclusão e interação manifesta sua ambigüidade, confere adaptação aos objetivos da realidade social administrada e arrisca fortalecer uma noção de inclusão regida pela fragmentação de seu sentido, distanciando a educação inclusiva do pensamento crítico no âmbito da formação e do trabalho docente. O objetivo de suscitar essa discussão não esgota as possibilidades de ampliar a reflexão e o enfrentamento das contradições inerentes a inclusão no sentido de subsidiar uma educação verdadeiramente humana e fortalecer os estudos no âmbito acadêmico sobre suas perspectivas e significados.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado