AS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM PEDAGOGIA

Autores

  • Gizelle Honorato Gondim Fauldade Araguaia

Palavras-chave:

Psicologia da Educação, Pedagogia, Formação Docente,

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar, através de um levantamento bibliográfico, aspectos relevantes da formação de docentes, na Disciplina de Psicologia da Educação, tendo como ponto de partida o curso de Pedagogia da Faculdade Araguaia, na cidade de Goiânia – Goiás. Esta pesquisa bibliográfica tem como objetivo solucionar inquietações referentes à formação de docentes. A partir da qual, foi proposta a elaboração de um conjunto de proposições que possam subsidiar reflexões e decisões a respeito da disciplina, para o aperfeiçoamento/profissionalização da formação do professor-pedagogo desta IES. Teve início com a preocupação diante da atual realidade educacional, que se encontra cada vez mais complexa e desafiadora para o professor/pedagogo. A problemática levantada foi quais são as principais contribuições da Disciplina de Psicologia da Educação para a formação do aluno do curso de pedagogia. Concluiu-se que a disciplina deve assumir parâmetros de interdisciplinaridade através do Eixo Temático e de formação voltada para a pesquisa, como proposta de trabalho para preparar os acadêmicos de pedagogia, que serão licenciados na área da educação.

Biografia do Autor

Gizelle Honorato Gondim, Fauldade Araguaia

Psicóloga CRP GO 09/3139, Mestre em Educação, Especialista em Recursos Humanos, Especialista em Psicologia do Trânsito, Especialista e Perita em Avaliação Psicológica, Professora de Psicologia da Faculdade Araguaia, Professora na Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia.

Downloads

Publicado

2012-04-15

Edição

Seção

Artigos