INCLUSÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NO ENSINO SUPERIOR
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a produção científica publicada na Revista Educação Especial sobre as temáticas de acesso e permanência das pessoas com necessidades educacionais especiais no ensino superior. Trata-se de uma revisão sistemática de literatura, a qual foi conduzida no ambiente virtual da base de dados deste periódico em busca de trabalhos publicados entre os anos de 2010 a 2018, com os resultados sendo submetidos à análise de conteúdo. Dos 22 artigos encontrados no banco de dados, apenas 11 entraram na pesquisa, o que se deveu aos critérios de inclusão e exclusão adotados por este estudo. A estratégia de busca se deu através das palavras: inclusão, Educação Inclusiva, ensino superior e pessoa com deficiência. Os estudos analisados destacaram a importância da acessibilidade para garantir a permanência dos alunos com deficiência no ensino superior, e as categorias consideradas importantes para a implantação dessas medidas foram a elaboração de políticas públicas inclusivas, o uso de tecnologias assistivas, uma prática pedagógica inclusiva e adaptações curriculares, estruturais e atitudinais da instituição de ensino.
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Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436