INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: A AUSÊNCIA DE AULAS EXPERIMENTAIS COMO OBSTÁCULO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO

Nayane Gomes do Rozário, Rodrigo da Silva Santos, Aline Helena da Silva Cruz

Resumo


A realização de aulaspráticas, em ambientes formais e não formais,nas disciplinas Ciências e Biologia complementam as aulas teóricas, colaborando com o processo de ensino-aprendizagem. Infelizmente, a ausência das aulas práticas tem prejudicado o aprendizado de estudantes do ensino básico. A partir de um levantamento bibliográfico de artigos científicos, o presente trabalho identificou algumas dificuldades dos professores em ministrar como aulas práticas nas escolas brasileiras. Os docentes consideram que a falta de estrutura das instituições de ensino e domínio não são de conteúdo como principais dificuldades para a realização de práticas práticas, mas ainda destacam: indisciplina de alunos e falta de tempo para o preparo das aulas. Visando auxiliar e motivar os docentes na realização de práticas práticas, o presente artigo apresenta sugestões sites gratuitos que disponibilizam aulas práticas que não exigem laboratórios e podem ser adequadas à realidade de cada instituição. Assim, o professor pode buscar alternativas para enfrentar como dificuldades na realização das práticas práticas e adequar a cada região brasileira. Além disso, torna-se necessária uma continuidade das melhorias do ensino não Brasil, não apenas por parte do professor, mas por todos aqueles que de alguma forma participam do sucesso do processo de ensino - aprendizagem, inclusive os familiares e responsáveis.


Texto completo:

Vol14-3-art-8


Direitos autorais 2020 RENEFARA

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



SalvarSalvarSalvarSalvar