BULLYING ESCOLAR: UMA PESQUISA REALIZADA EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE RIO PARDO - RS

Alex Sandro Franco Vieira, Heloisa Elesbão, Sandra Mara Mayer, Leticia Borfe

Resumo


O artigo tem por objetivo identificar o perfil do bullying entre alunos do 5º ao 9º ano de duas escolas do muniípio de Rio Pardo - RS, Brasil. A amostra foi composta por 200 alunos, com idades entre 10 e 17 anos de duas escolas, uma na zona rural e outra na zona urbana, do muniípio de Rio Pardo - RS. Para coleta de dados se fez uso do questionário de Olweus (1993) adaptado por Mayer (2000): 13,1% dos alunos da escola na zona rural e 34,2% na zona urbana sofreram algum tipo de agressão na escola, sendo a principal forma de agressão ocorrida a verbal. O local em que mais ocorreram as agressões na escola da zona urbana foi o recreio e na escola da zona rural, além do recreio, as salas de aula. Os agressores se caracterizaram como um menino e da mesma turma da vítima.


Texto completo:

Vol14-3-art-7


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Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



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