ESCOLA E PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA: UMA LEITURA CRÍTICA

Autores

  • Frederiko Luz Silva UniAraguaia - Centro Universitário; Secretaria Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia; Secretaria Municipal de Educação de Goiânia.

Palavras-chave:

Escola, Prevenção da violência, Desqualificação dos pobres

Resumo

O presente trabalho refere-se a uma parte da pesquisa de doutorado, cursado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás "“ PPGE/FE/UFG. A referida pesquisa tem como tema "Juventude e violência no contexto do Ensino Fundamental" e, neste artigo, apresentamos o resultado do trabalho desenvolvido para fins de avaliação da disciplina "Escola e desigualdades". O objetivo, aqui, foi compreender quais são as raízes históricas da constituição da escola brasileira como instituição de prevenção da criminalidade/violência e entender como os processos de exclusão e violência se reproduzem na dinâmica escolar. Para alcançar tal intento, realizou-se um estudo teórico partindo da análise de algumas publicações de Patto (1996, 1999a, 1999b, 2005, 2007), verificando-se que o lema "escolas cheias, cadeias vazias" surgiu ainda no período imperial brasileiro e se manteve na continuidade histórica; na atualidade, é percebido pelo princípio da equidade em substituição ao da igualdade. Tal movimento está presente na base das políticas educacionais brasileiras em vigência, o que, em nosso entendimento, possibilita o processo de desqualificação da população pobre e sua consequente marginalização.

Biografia do Autor

Frederiko Luz Silva, UniAraguaia - Centro Universitário; Secretaria Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia; Secretaria Municipal de Educação de Goiânia.

Professor efetivo das redes municipais de Aparecida de Goiânia e de Goiânia. Também é professor adjunto do Centro Universitário UniAraguaia. Mestre em Letras e Linguística.

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Publicado

18-05-2020

Edição

Seção

Artigos