ESTUDO DE CASO NO CONTEXTO DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL

jaqueline Gorisch Wilkomm Fruet

Resumo


A psicopedagogia busca evidenciar e analisar as causas que implicam na aquisição dos processos de aprendizagem humana, deste modo, atua em diferentes frentes e com diferentes estratégias para identificar e auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem. Sua importância está pautada na necessidade de se melhorar as condições de aprendizagem e desenvolvimento humano, proporcionando à criança diferentes possibilidades de se adquirir o conhecimento. A psicopedagogia atua não somente nas escolas, mas também em clínicas e empresas. Neste trabalho especificamente, buscou-se evidenciar a importância do psicopedagogo nas situações que implicam dificuldade de aprendizagem no âmbito escolar institucional. O trabalho caracterizou-se por um estudo de caso, em um 2º ano do Ensino Fundamental I, indicado pela direção da escola por ser uma turma que apresenta diversos casos de alunos com problema de aprendizagem. Para a intervenção psicopedagógica foram utilizados conceitos, métodos e técnicas como observações, entrevistas, aplicação e análise de atividades lúdicas, provas projetivas de Jorge Visca citado por Leal e Nogueira (2011) e a Entrevista Operacional Centrada na Modalidade de Ensino Aprendizagem, criado por Carlberg, que se baseou na Entrevista Operacional Centrada na Aprendizagem de Jorge Visca (OLIVEIRA, 2009). Dessa forma, buscou-se contribuir, para orientar o processo de ensino aprendizagem da turma na referida escola. A partir do estudo proposto, observou-se que aspectos externos de âmbito familiar estão entre os principais motivos apontados que refletem o baixo desempenho escolar do alunado.


Palavras-chave


aprendizagem

Texto completo:

VOL17-3-CB-01


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Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



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