EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: UMA ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO INDÍGENA NA ATUALIDADE FRENTE O OLHAR DO HOMEM BRANCO NOS LIVROS DIDÁTICOS
Palavras-chave:
Educação. Representação social indígena. Livros didáticos.Resumo
O presente artigo tem por objetivo realizar uma análise bibliográfica de 6 livros didáticos, a fim de verificar como os indígenas são representados nos livros didáticos utilizados em escolas de Ensino Fundamental e Médio da cidade de Ponta Porã no Mato Grosso do Sul. Dos livros analisados dois são do 1° ano do Ensino Médio, dois do 6° ano do anos finais do Ensino Fundamental II, do qual um destes livros pertence a escola privada, um livro do 7° ano e um livro do 4° ano. A pesquisa é resultado de questionamentos levantados acerca do tema na disciplina de Educação Escolar Indígena do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Com o estudo foi possível verificar que os livros didáticos analisados ainda reproduzem uma visão estereotipada e distorcida dos povos indígenas, apesar das mudanças promovidas pela legislação brasileira no decorrer dos anos com relação aos direitos indígenas.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado