EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: UMA ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO INDÍGENA NA ATUALIDADE FRENTE O OLHAR DO HOMEM BRANCO NOS LIVROS DIDÁTICOS

Maria Elena Aquino Dutra, Ilma Regina Castro Saramago de Souza

Resumo


O presente artigo tem por objetivo realizar uma análise bibliográfica de 6 livros didáticos, a fim de verificar como os indígenas são representados nos livros didáticos utilizados em escolas de Ensino Fundamental e Médio da cidade de Ponta Porã no Mato Grosso do Sul. Dos livros analisados dois são do 1° ano do Ensino Médio, dois do 6° ano do anos finais do Ensino Fundamental II, do qual um destes livros pertence a escola privada, um livro do 7° ano e um livro do 4° ano. A pesquisa é resultado de questionamentos levantados acerca do tema na disciplina de Educação Escolar Indígena do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Com o estudo foi possível verificar que os livros didáticos analisados ainda reproduzem uma visão estereotipada e distorcida dos povos indígenas, apesar das mudanças promovidas pela legislação brasileira no decorrer dos anos com relação aos direitos indígenas.


Palavras-chave


Educação. Representação social indígena. Livros didáticos.

Texto completo:

Vol16-1-art-01


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Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



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