O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIARAGUAIA

Autores

  • Ana Paula de Aguiar Fuzo Centro Universitário Araguaia
  • Ester Alves Lopes Mendes Centro Universitário Araguaia
  • José Firmino de Oliveira Neto Centro Universitário Araguaia

Palavras-chave:

Educação Básica. Estágio supervisionado. Formação docente. Prática pedagógica.

Resumo

A proposta de diálogo para este artigo considera apresentar a experiência docente a partir das atividades de Estágio Supervisionado realizadas pela Uniaraguaia tendo em vista procurado atender a construção da prática pedagógica coerente com os desafios atuais. Referenciais como BARBOSA (1997), DIAS-JÚNIOR E ROSA (2019) e FREIRE (1996, 2005), contribuíram com a discussão no aspecto do fortalecimento da pesquisa, bem como a compreensão a respeito da importância na formação docente articulada com a formação inicial. Em termos de possibilidades para a reflexão é possível considerar que a pesquisa e a prática pedagógica exigem do/a acadêmico/a um repensar da atuação docente tendo em vista que o fazer pedagógico não se reduz a aulas expositivas e sem significado. As reflexões, portanto, contribuem com a formação docente observando as especificidades das modalidades da Educação Básica reconhecendo o que o espaço da sala de aula evidencia a atuação político e pedagógica do (a) docente. Isto significa que é necessário, além de romper com as estruturas tradicionais, coibir a alienação dos sujeitos promovendo a participação coletiva dentro do espaço público em prol do exerício da cidadania e da democracia no contexto da educação.

Biografia do Autor

Ana Paula de Aguiar Fuzo, Centro Universitário Araguaia

Professora adjunta do curso de Pedagogia do Centro Universitário Araguaia; Professora do curso de Especialização em Docência Universitária do Centro Universitario Araguaia

Publicado

2021-03-08

Edição

Seção

Artigos