https://sipe.uniaraguaia.edu.br/index.php/REVISTAUNIARAGUAIA/issue/feed REVISTA UNIARAGUAIA 2025-04-16T01:37:37+00:00 Centro Universitário Araguaia - UniAraguaia [email protected] Open Journal Systems <p>A REVISTA UNIARAGUAIA destina-se à publicação quadrimestral de trabalhos científicos sobre assuntos atuais nas áreas de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Estética e Cosmética, Fisioterapia, Gestão Comercial, Jornalismo, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Propaganda, abrangendo temáticas ou linhas de pesquisa multidisciplinares com enfoque direcionado ao aperfeiçoamento da educação, geração de solução para problemas da sociedade, desenvolvimento do senso crítico profissional como fonte de recursos para a construção do conhecimento.</p> https://sipe.uniaraguaia.edu.br/index.php/REVISTAUNIARAGUAIA/article/view/1527 BRT EM GOIÂNIA: UM ELO ENTRE A MOBILIDADE URBANA E A CIDADE SUSTENTÁVEL 2025-02-02T13:41:12+00:00 Fernanda Mendona [email protected] <p>Goiânia é uma metrópole regional brasileira e sua região metropolitana é composta por 21 municípios perfazendo um total de 2.613.491 habitantes. Todo o transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia - RMG possui gestão compartilhada entre as prefeituras e o governo do estado. A cidade possui um corredor leste/oeste exclusivo para o transporte coletivo, implantado na década 1970. E em 2015 tiveram início as obras do BRT Norte/Sul. Esse artigo analisa a mobilidade em Goiânia, o projeto do BRT Norte/Sul identificando as suas características e o seu papel na promoção do direito à cidade e de uma mobilidade urbana sustentável. Para avaliação desses tópicos foi feita uma revisão bibliográfica, além de uma análise “in loco” e do projeto para realização do paralelo entre teoria e prática. Os resultados encontrados mostram que o BRT de Goiânia possui itens que não estão totalmente adequados a um BRT completo, mas que não comprometem significativamente o seu desempenho.&nbsp;</p> 2025-04-07T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://sipe.uniaraguaia.edu.br/index.php/REVISTAUNIARAGUAIA/article/view/1531 CAPITAL VERDE DO BRASIL: TRAJETÓRIA E DESAFIOS NA ARBORIZAÇÃO DE GOIÂNIA 2025-02-02T17:39:08+00:00 Carolina Vivas da Costa Milagre Vivas da Costa Milagre [email protected] <p><span style="font-weight: 400;">Goiânia, localizada no centro do Brasil, no bioma Cerrado, é considerada a capital verde do país, porém esta classificação não atesta a condição adequada de sua arborização urbana. A capital de Goiás foi planejada, em 1930, aos moldes do urbanismo moderno, aliado a um projeto paisagístico relevante. Entretanto, a vegetação nativa foi substituída por espécies estrangeiras, o que levou, a longo prazo, a prejuízos ao ecossistema e impactos negativos à urbanização. A valorização de espécies nativas vem sendo pauta recente de discussão no paisagismo sustentável e o Cerrado é o segundo maior bioma em biodiversidade, mesmo que ele ainda não seja considerado patrimônio ambiental. Portanto, o objetivo é analisar o processo de arborização urbana de Goiânia, desde a sua concepção até o momento presente. Para isso, selecionam-se algumas avenidas/eixos estruturantes que possuem vegetação relevante, a fim de apresentar o panorama arbóreo da cidade hoje. Nesse sentido, ressalta-se o potencial paisagístico das espécies do Cerrado e os seus benefícios urbanísticos, em detrimento das espécies estrangeiras, em prol de contribuir para discussões sobre a importância do patrimônio natural e uma arborização urbana mais ecológica. </span></p> 2025-04-07T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://sipe.uniaraguaia.edu.br/index.php/REVISTAUNIARAGUAIA/article/view/1587 ANIMAÇÃO EDUCACIONAL COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA A CAPACITAÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL 2025-03-08T15:12:54+00:00 Leiliane Santana Souza [email protected] Antônio Edésio Jungles [email protected] Tairine Roquete Alves Carneiro [email protected] Fabio Henrique Casarini Geronimo [email protected] Erika Severino de Miranda [email protected] Mayara Paula Silva Franco Castilho [email protected] <p>A falta de mão de obra qualificada interfere no crescimento da indústria da construção, visto que limita a sua capacidade produtiva e a expansão da economia do país. O artigo aborda a animação educacional como objeto de aprendizagem para a capacitação na construção civil. O objetivo dessa pesquisa é desenvolver uma animação educacional como um objeto de aprendizagem para a capacitação dos trabalhadores da construção. A fim de atingir o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa em instituições de ensino da construção em cinco estados distintos, com base no Design Science Research, expressa em 5 fases. A instrumentação e coleta de dados foram direcionados ao público alvo e aos designers/desenvolvedores e buscaram avaliar, no primeiro momento, o conhecimento/afinidade do público alvo com a animação educacional. É notado na revisão da literatura que as linguagens contemporâneas utilizadas para a educação, motivam, envolvem e auxiliam na memorização do aprendiz, ainda que poucas pesquisas aprofundem neste tema. Espera-se que este estudo possa contribuir com o desenvolvimento de temas afins, bem como instigar por debates e desdobramentos correlacionados.</p> 2025-04-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://sipe.uniaraguaia.edu.br/index.php/REVISTAUNIARAGUAIA/article/view/1503 EFEITO AGUDO DE UMA SESSÃO DE TREINAMENTO DE FORÇA SOBRE O NÍVEL DE ANSIEDADE-ESTADO DE IDOSOS 2025-01-31T13:37:57+00:00 Danilo Alves Campos de Freitas [email protected] Lucas Raphael Bento e Silva [email protected] Camila Grasiele Oliveira [email protected] <p>Os transtornos de ansiedade podem ser prevenidos e tratados, de forma não farmacológica, por meio do exercício físico. Assim como nos adultos, a ansiedade é altamente prevalente nos idosos, e pode gerar alterações que afetam a qualidade de vida dos idosos, prejuízo na vida social, bem como a diminuição da independência para realização das atividades da vida diária. Diante disso, a literatura tem demostrado que o Treinamento de Força (TF) pode ser uma alternativa para prevenção e tratamento dos sintomas de ansiedade. O objetivo do presente travalho foi avaliar o efeito agudo de uma sessão de TF sobre o nível de ansiedade-estado de idosos. Para isso, o estudo caracteriza-se por ser experimental e os participantes com idade acima de 60 anos passaram por avaliação antropométrica e completaram uma sessão de TF. O nível de ansiedade-estado foi avaliado antes e após a sessão de TF pelo instrumento IDATE-estado. Participaram do estudo 17 idosos (11 mulheres e 6 homens), com média de idade 72,63 ± 7,46 anos. Em relação ao nível de ansiedade-estado, os participantes apresentaram nível intermediário de ansiedade-estado antes (mediana: 38,00 [IIQ: 10,00]) e nível baixo de ansiedade após a sessão de TF (mediana: 30,00 [IIQ: 8,00]). Foi encontrado diferença significante antes e após a sessão de TF (diferença mediana = 8; p &lt; 0,001). Assim, o presente estudo mostrou que uma sessão aguda de TF pode ser eficiente para redução da ansiedade-estado em uma população idosa.</p> 2025-04-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://sipe.uniaraguaia.edu.br/index.php/REVISTAUNIARAGUAIA/article/view/1508 COMPARAÇÃO DA FORÇA DE ESTABILIDADE DO CORE EM PRATICANTES DE FUTEVÔLEI 2025-02-01T01:54:36+00:00 Cassius Liell Eugenio Cantarelle [email protected] Lucas Raphael Bento e Silva [email protected] Célio Antônio de Paula Junior [email protected] Rodrigo Vieira Gonçalves [email protected] Camila Grasiele Oliveira [email protected] <p>O futevôlei&nbsp; é uma prática dinâmica e intensa realizada na areia, que proporciona benefícios físicos, como fortalecimento muscular, equilíbrio e resistência, o esporte também promove interação social, bem-es O&nbsp;objetivo do presente estudo foi avaliar a força de estabilidade da região do CORE em praticantes de futevôlei.&nbsp;O estudo transversal, realizado com praticantes de futevôlei na cidade de Goiânia/GO. Foram adotados os seguintes critérios de inclusão: Praticantes de qualquer sexo com idade igual ou superior a 18 anos, tempo mínimo de 3 meses de prática na modalidade. Os critérios de exclusão foram: Presença de lesões que impossibilitassem a realização dos testes e ausência de treinos por pelo menos 20 dias consecutivos antes do início da pesquisa. Foram avaliados praticantes que realizavam a modalidade duas e três vezes por semana com os testes elevação pélvica unilateral, prancha lateral e prancha frontal. A pesquisa contou com a participação de 31 praticantes de futevôlei, sendo 80,64% (25) do sexo masculino e 19,35% (6) do sexo feminino, com média de idade de 28,45±7,61 anos. Todos os participantes possuíam, no mínimo, três meses de experiência na prática do futevôlei e realizavam treinamentos duas ou três vezes por semana. Os dados da avaliação física mostraram diferenças significativas em alguns exercícios entre os grupos que treinaram 2x e 3x por semana. Na elevação pélvica esquerda, o grupo de 3x/semana apresentou maior desempenho (99,15±42,57) em comparação ao grupo de 2x/semana (60,56±30,61, <em>p</em>=0,006). Na prancha frontal, o grupo de 3x/semana também teve melhores resultados (133,85±47,71 vs. 95,72±42,24, <em>p</em>=0,026). A prancha lateral esquerda mostrou superioridade no grupo de 3x/semana (79,15±18,57) em relação ao grupo de 2x/semana (51,33±16,99, <em>p</em>=0,000). Não foram observadas diferenças significativas para a elevação pélvica direita (<em>p</em>=0,240) e prancha lateral direita (<em>p</em>=0,261).&nbsp; Conclui-se que praticantes com maior frenquencia na semana apresentaram maior força de estabilidade da região do CORE.</p> 2025-04-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://sipe.uniaraguaia.edu.br/index.php/REVISTAUNIARAGUAIA/article/view/1500 FATORES ASSOCIADOS AO ESTILO DE VIDA E A AUTOPERCEPÇÃO NEGATIVA DE SAÚDE EM JOVENS UNIVERSITÁRIOS 2025-01-31T11:48:39+00:00 Matheus Lourenço Fernandes de Oliveira [email protected] Raphael Costa dos Santos [email protected] Gabriel Duarte Gomes [email protected] Camila Grasiele Araújo de Oliveira [email protected] Lucas Raphael Bento e Silva [email protected] <p>Transformações sociais e econômicas recentes têm afetado negativamente a saúde da população brasileira. Universitários da área da saúde enfrentam altos níveis de estresse e problemas de saúde mental. Indicadores positivos de saúde são essenciais para promover o bem-estar integral e prevenir doenças. Este estudo busca entender a relação entre a autopercepção da saúde e o estilo de vida dos universitários da área da saúde. Trata-se de um estudo transversal observacional, buscando analisar a associação entre estilo de vida e classificação socioeconômica de universitários da área da saúde de instituições públicas e privadas. O estudo analisou um grupo de 111 estudantes universitários matriculados em cursos superiores de Educação Física e Fisioterapia na cidade de Goiânia, nas instituições públicas e privadas. A maioria dos participantes era do sexo feminino (61,3%), com idade abaixo de 25 anos (73,9%), e apresentava um índice de massa corporal (IMC) considerado normal (68,5%). A maioria dos estudantes estava matriculada em instituições públicas (57,7%) e também trabalhava (69,4%). A amostra foi composta principalmente por indivíduos sem plano de saúde (59,5%) e que pertenciam à classe econômica alta (68,5%). A grande maioria dos participantes avaliou seu estado de saúde atual como positivo (84,3%). Utilizando como instrumentos de avaliação, Questionário “Estilo de vida Fantástico’’, questionário ABEP Brasil, para avaliação da autopercepção de saúde geral, foram utilizadas duas perguntas do questionário de saúde SF-36. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva, utilizando frequências absolutas e relativas. Foram aplicados testes estatísticos, como o teste de Shapiro-Wilk para verificar a normalidade dos dados e o teste de Qui-quadrado de independência para analisar a associação entre a autopercepção do estado de saúde e o estilo de vida. Além disso, utilizou-se a regressão de Poisson para estimar a probabilidade de ocorrência da autopercepção negativa de saúde e fatores do estilo de vida. No geral, os achados sugerem que aspectos relacionados ao estilo de vida, como problemas de sono, uso do cinto de segurança, estresse, sexo seguro, satisfação com o trabalho e ambiente de trabalho, podem estar associados a uma autopercepção negativa de saúde entre os estudantes universitários da área da saúde em Goiânia. No entanto, é importante ressaltar que esses resultados são específicos para a amostra estudada e podem não ser generalizáveis para outros grupos ou populações.</p> 2025-04-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://sipe.uniaraguaia.edu.br/index.php/REVISTAUNIARAGUAIA/article/view/1499 ASSOCIAÇÃO DOS FATORES SOCIODEMOGRÁFICOS AOS NÍVEIS DE ANSIEDADE, DEPRESSÃO E ESTRESSE EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS 2025-01-31T11:00:21+00:00 Raphael Costa dos Santos [email protected] Matheus Lourenço Fernandes de Oliveira [email protected] Gabriel Duarte Gomes [email protected] Camila Grasiele Araújo de Oliveira [email protected] Lucas Raphael Bento e Silva [email protected] <p>Este estudo em questão tem a intencionalidade de investigar os estudantes universitários da área da saúde, com o objetivo de identificar traços de estresse e depressão entre eles. A pesquisa abrangeu uma amostra de cento e onze indivíduos de ambos os sexos, selecionados com base na condição de serem alunos matriculados em algum curso da área da saúde. Esses participantes responderam a alguns questionários abrangentes, cujas seções visavam coletar informações relevantes. Os dados coletados foram tabulados para possibilitar a quantificação dos fatores e obtenção de resultados conclusivos. Ao concluir a investigação, constatou-se que as mulheres apresentam maior propensão a manifestar sinais de estresse e depressão. Esses resultados destacam a necessidade de promover a conscientização sobre a importância da saúde mental e de reduzir o estigma associado aos transtornos mentais. É fundamental que medidas sejam tomadas para oferecer suporte adequado e intervenções preventivas visando o bem-estar emocional dos estudantes universitários da área da saúde.</p> 2025-04-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://sipe.uniaraguaia.edu.br/index.php/REVISTAUNIARAGUAIA/article/view/1502 ANÁLISE DA MOBILIDADE DOS OMBROS E O RISCO DE LESÕES EM ATLETAS AMADORES DE BEACH TENNIS 2025-01-31T12:34:18+00:00 John Chrisóstomo Rocha [email protected] Jordana Campos Martins de Oliveira [email protected] Camila Grasiele Araújo de Oliveira [email protected] Célio Antônio Paula Júnior [email protected] Rodrigo Vieira Gonçalves [email protected] Lucas Raphael Bento e Silva [email protected] <p>O Beach Tennis (BT), criado na Itália e introduzido no Brasil em 2008, tornou-se uma prática esportiva amplamente difundida, especialmente durante a pandemia, por ser uma atividade ao ar livre que respeita o distanciamento social. Apesar de seus benefícios recreativos e de saúde, a modalidade apresenta alta incidência de lesões nos ombros devido aos movimentos repetitivos característicos do esporte. Este estudo avaliou a mobilidade dos ombros de 15 praticantes amadores de BT, utilizando o teste funcional de mobilidade (Functional Movement Screen - FMS) para identificar compensações que aumentam o risco de lesões. Os resultados mostraram que, no lado dominante, 46,67% dos participantes realizaram o movimento perfeitamente, 40% com compensações, 6,67% não realizaram o movimento mesmo sem dor, 6,67% não conseguiram realizar o movimento sem dor. No lado não dominante, 20% obtiveram nota máxima do teste, 66,67% realizaram o movimento com compensações, 20% não conseguiram realizar o movimento sem dor (nota 1), sem casos de dor. Conclui-se que o equilíbrio funcional entre os lados do corpo é essencial para a prática segura do BT, e que intervenções específicas podem melhorar a mobilidade, reduzir compensações e prevenir lesões. Estudos futuros devem explorar amostras maiores e incluir acompanhamento longitudinal para aprofundar o impacto do BT na saúde dos praticantes.</p> 2025-04-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://sipe.uniaraguaia.edu.br/index.php/REVISTAUNIARAGUAIA/article/view/1501 EFEITO DE UMA SESSÃO DE GINÁSTICA COMPENSATÓRIA NO NÍVEL DE ESTRESSE DE COLABORADORES DE UMA INSTITUIÇÃO BANCÁRIA 2025-01-31T12:01:38+00:00 Gabriel Duarte Gomes [email protected] Renata Carvalho dos Santos [email protected] Camila Grasiele Araújo de Oliveira [email protected] Jordana Campos Martins de Oliveira [email protected] Célio Antônio Paula Júnior [email protected] Ronyson Camilo Soares [email protected] Lucas Raphael Bento e Silva [email protected] <p>Este estudo investigou o efeito de uma sessão de ginástica laboral compensatória no nível de estresse de 14 colaboradores de uma instituição bancária. Foi conduzido como um relato de experiência de estágio não-obrigatório, utilizando a Escala de Percepção de Estresse (EPS-10) antes e após a intervenção. Os resultados mostraram uma redução significativa de 44,46% nos níveis de estresse (p&lt;0,001). A ginástica laboral demonstrou eficácia na promoção do bem-estar e no gerenciamento do estresse ocupacional, destacando a importância do professor de Educação Física e do estágio na formação acadêmica.</p> 2025-04-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://sipe.uniaraguaia.edu.br/index.php/REVISTAUNIARAGUAIA/article/view/1504 A INFLUÊNCIA DA DANÇA COMO ATIVIDADE FÍSICA NO BEM-ESTAR FÍSICO E PSICOLÓGICO DE MULHERES ACIMA DE 40 ANOS 2025-01-31T13:53:10+00:00 Isabella de Paula Moreira Rego [email protected] Jordana Campos Martins de Oliveira [email protected] Camila Grasiele Araújo de Oliveira [email protected] Célio Antônio Paula Júnior [email protected] Lucas Raphael Bento e Silva [email protected] <p>Este artigo analisa os benefícios da dança como forma de atividade física para mulheres com mais de 40 anos de idade. A dança se destaca por unir movimento, música e expressão corporal, promovendo a saúde física e o bem-estar psicológico. Foi realizada uma pesquisa com mulheres que praticam dança regularmente, avaliando mudanças de humor e percepção de esforço físico. Os resultados indicaram que a dança melhora a flexibilidade, o equilíbrio e a autoestima, além de reduzir os sintomas de ansiedade e depressão. Assim, o estudo destaca a dança como uma estratégia eficiente para o envelhecimento saudável, promovendo qualidade de vida e socialização.</p> 2025-04-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://sipe.uniaraguaia.edu.br/index.php/REVISTAUNIARAGUAIA/article/view/1512 NÍVEL DA APTIDÃO FÍSICA EM CRIANÇAS DE 6 A 10 ANOS PRATICANTES DE CROSSKIDS 2025-02-01T02:52:53+00:00 Rhayssa Gabriella Rodrigues Moreira Medeiros [email protected] Lucas Raphael Bento e Silva Bento e Silva [email protected] Camila Grasiele Oliveira [email protected] <p>O Cross Kids é importante na vida das crianças por proporcionar e melhora no condicionamento físico, sendo assim prevenindo doenças físicas e mentais. O objetivo do presente estudo é analisar os níveis de aptidão física em crianças praticantes de Cross Kids. O presente estudo trata-se de um estudo transversal, realizado em uma academia de Cross Kids em Goiânia, para os critérios de inclusão foram aceitas crianças de ambos os sexos, com a idade de 6 a 10 anos praticantes da modalidade Cross kids com tempo mínimo de 1 mês de prática. Para os critérios de exclusão, crianças com mais vinte dias sem treinar ou com alguma limitação física para a realização dos exercícios. Foram realizadas avaliações como estatura, peso e índice de massa corpórea. Os testes de aptidão física realizados foram: Arremesso Medicine Ball, Teste de Resistência Abdominal, o Teste de Corrida de 20 metros, Sentar e Alcançar e Teste de Sentar e Levantar. O presente trabalho analisou 15 crianças de ambos os sexos, sendo 12 do sexo feminino e 3 do sexo masculino, com média de idade 8,47±1,26 anos e com tempo de prática entre 1 mês a 1 ano e 4 meses. As crianças foram divididas por tempo de prática em que foram classificadas como iniciantes (1 a 6 meses, n=9) e como intermediários (6 meses a 16 meses, n=6) em que não se constatou diferença significativa nos testes realizados das capacidades físicas. As crianças praticantes de Cross Kids apresentaram uma tendencia de melhora nas capacidades física quando se trata da velocidade, força de membros superiores e inferiores e resistência muscular localizada na região abdominal.</p> 2025-04-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://sipe.uniaraguaia.edu.br/index.php/REVISTAUNIARAGUAIA/article/view/1594 ANÁLISE COMPARATIVA DA EFICIÊNCIA DE REMINERALIZADORES COMO FONTE DE POTÁSSIO NO CAPIM-ELEFANTE (Cenchrus purpureus) 2025-03-18T18:09:51+00:00 Yan Nascimento Lima [email protected] <p>O Brasil importa 96% do cloreto de potássio consumido, aumentando os custos da produção agrícola. Como alternativa sustentável, este estudo avaliou remineralizadores como fontes de potássio para o capim-elefante (Pennisetum purpureum Schum). O experimento foi realizado em sequeiro na UFG, em um sistema orgânico certificado pelo IBD, com delineamento em blocos casualizados (5 × 5). Os tratamentos testados foram: testemunha (sem aplicação), Ekosil® (8% de K₂O), K6® (6% de K₂O), HVB-K® (3,7% de K₂O) e Organical + Yoorin® (0,30% de K₂O e 18% de P₂O₅). O Ekosil® apresentou o maior crescimento em altura (15,5 cm/semana), superando em 2,9 cm o tratamento de referência. O diâmetro inicial aumentou em todos os tratamentos, mas as taxas de crescimento semanal diminuíram, com Ekosil® e K6® se destacando. O número de perfilhos reduziu em média 2,1 por semana, e o número de folhas não mostrou diferenças significativas. O peso úmido e seco manteve-se estável após 10 semanas, mas o HVB-K® teve menor perda de peso seco (35%) em relação à testemunha (41%). Os resultados refletem a lenta dissolução dos remineralizadores e o ciclo da cultura, reforçando desafios na sua eficiência. Conclui-se que Ekosil® e HVB-K® possuem potencial para o manejo sustentável do capim-elefante, porém, estudos adicionais são necessários para viabilizar seu uso em larga escala.</p> 2025-04-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://sipe.uniaraguaia.edu.br/index.php/REVISTAUNIARAGUAIA/article/view/1579 ANÁLISE DE SUPERAÇÃO DE DORMÊNCIA EM SEMENTES POR DIFERENTES MÉTODOS 2025-03-08T11:55:55+00:00 Ismael Almeida de Oliveira [email protected] Alisson Neves Harmyans Moreira [email protected] Angelina Harmyans Ciappina [email protected] <p>O Jatobá (Hymenaea courbaril L), o Flamboyant (Delonix regia) e a Copaíba (Copaifera langsdorffii Desf) são espécies de grande interesse para compor áreas de reflorestamento. A ocorrência de dormência nas sementes limita a produção de mudas, devido à baixa viabilidade e desuniformidade, o que prejudica o potencial uso destas espécies. Dessa forma, o presente trabalho objetivou avaliar a eficiência de diferentes métodos de superação de dormência nas sementes de Jatobá, Flamboyant e Copaíba. O experimento foi conduzido em área residencial na cidade de Aparecida de Goiânia, Goiás, Brasil, de abril a junho de 2024. Foram testados quatro tratamentos (T): T1 – Testemunha; T2 – Escarificação mecânica: feito com lima para enxada; T3 – Escarificação química: feito com a imersão em ácido sulfúrico (H₂SO₄), por dez minutos; T4 – Choque térmico: feito com água fervente por dez minutos. O delineamento utilizado foi inteiramente casualizado com três repetições. Avaliou-se a viabilidade das sementes e média de crescimento das plantas. Os dados foram submetidos a análise de variância, sendo as médias comparadas pelo teste de Tukey, a 5% de significância. Houve diferença significativa (p-valor ≤ 0,05) entre os tratamentos testados, indicando que há métodos mais eficientes para superação de dormência nas espécies testadas. A escarificação mecânica apresentou maior viabilidade e crescimento para as três espécies, sendo este o melhor método para superação da dormência. As sementes submetidas à fervura, por dez minutos, foram deterioradas, o que impediu a germinação. A imersão das sementes em ácido sulfúrico, por dez minutos, teve resultado semelhante à testemunha, mas por ser um produto químico de uso restrito e com alto valor, os índices obtidos não tornam sua utilização interessante.</p> 2025-04-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://sipe.uniaraguaia.edu.br/index.php/REVISTAUNIARAGUAIA/article/view/1506 A ETNOBIOLOGIA COMO FERRAMENTA PARA AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM GOIÁS: ANÁLISE DAS ESCOLAS DA COORDENAÇÃO REGIONAL DE ITAPACI/GO 2025-01-31T18:59:50+00:00 Janaína Ricardo Rodrigues [email protected] André Egidio Pin [email protected] Aline Cristiane Kamiya [email protected] Sandro Dutra e Silva Dutra e Silva [email protected] <p>Durante as décadas de 1960 e 1970, a crise ambiental a nível global e os movimentos sociais espalhados pelo planeta criaram paradigmas para se pensar o meio ambiente. Remonta a esse período a origem da Educação Ambiental, que no Brasil foi regulamentada nos anos 1990. Um campo de conhecimento que pode auxiliar na Educação Ambiental é a Etnobiologia e sua característica interdisciplinaridade. Com isso, foi realizado um estudo de caso em escolas da Coordenação Regional de Educação de Itapaci/GO – CRE Itapaci da Secretaria de Estado da Educação de Goiás, com objetivo de compreender as suas ações de Educação Ambiental e como a Etnobiologia pode auxiliar nesses processos. Analisou-se os Projetos Políticos Pedagógicos, entendidos como documentos orientadores institucional, de oito escolas da CRE Itapaci, caracterizando-as e identificando como estabelecem a Educação Ambiental e se utilizam e como a Etnobiologia pode oferecer subsídios às suas ações.</p> 2025-04-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://sipe.uniaraguaia.edu.br/index.php/REVISTAUNIARAGUAIA/article/view/1567 ANÁLISE DA CARBONATAÇÃO EM CONCRETOS COM SUBSTITUIÇÃO DE AGREGADOS RECICLADOS 2025-02-10T23:37:17+00:00 Fabio Henrique Casarini Geronimo [email protected] Lucimar Pereira Cezar [email protected] Tairine Roquete Alves Carneiro [email protected] Rosane de Paula Castro [email protected] Mayara Paula Silva Franco Castilho [email protected] Lara Morinaga Matida [email protected] <p>Devido ao seu grande volume de uso, o concreto tem se tornado um gerador crescente de resíduos e desperdícios na construção civil. O concreto é obtido pela mistura de materiais primários como cimento, agregados e água e seu consumo anual per capita é superado apenas pelo consumo de água. Nesse cenário, surge a necessidade de minimizar os impactos ambientais, explorando a possibilidade de reutilizar esses resíduos. O objetivo desta pesquisa é analisar a influência da carbonatação em concretos produzidos com diferentes porcentagens de agregados reciclados de concreto (ARC). Para este estudo foram produzidos corpos de prova (CP´s) de concreto moldados com diferentes níveis de substituição de agregado miúdo reciclado e diferentes processos de cura. Os CP´s de (ARC) apresentaram uma perda significativa de resistência durante os ensaios de compressão, especialmente quando comparadas àquelas que passaram por cura externa. Apesar do ARC ter apresentado uma maior suscetibilidade à carbonatação, as diferenças não foram tão drásticas comparadas ao concreto de referência indicando que o uso de agregados reciclados pode ser viável. Os resultados dos ensaios de 28 dias demonstraram que, em relação à amostra com o traço de referência, houve uma redução de 26% na sua resistência, limitando seu uso em aplicações estruturais. No entanto, essa redução não impede a utilização para outros fins como pavimentação e contra piso. Já os resultados dos ensaios com a cura no estacionamento com traço de referência, houve um aumento de no mínimo 21% na resistência do concreto, possibilitando sua utilização para fins estruturais.</p> 2025-04-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://sipe.uniaraguaia.edu.br/index.php/REVISTAUNIARAGUAIA/article/view/1538 AVALIAÇÃO DA ADIÇÃO DE BRITA GRADUADA RECICLADA (BGR) NA ESTABILIZAÇÃO DE SOLOS PARA FINS DE PAVIMENTAÇÃO EM VIAS DE BAIXO VOLUME DE TRÁFEGO 2025-02-03T17:58:17+00:00 Wilken Danniel Neres Santana [email protected] Lucas Salomão Rael de Morais [email protected] Mayara Paula Silva Franco Castilho [email protected] Tairine Roquete Alves Carneiro [email protected] Fabio Henrique Casarini Gerônimo [email protected] Rosane de Paula Castro [email protected] <p>A estabilização de solos para pavimentação de vias de baixo volume de tráfego, com a utilização de materiais reciclados na engenharia civil tem se mostrado uma alternativa sustentável e econômica, sendo um exemplo a adição de brita graduada reciclada (BGR) no processo de estabilização de solos. A brita graduada reciclada é um subproduto proveniente da reciclagem de resíduos de construção e demolição, que inclui fragmentos de concreto, tijolos e pedras. O objetivo do estudo é avaliar o uso de diferentes percentuais de adição de Brita Graduada Reciclada (BGR) na pavimentação de um condomínio horizontal no município de Senador Canedo, Goiás, voltado para o tráfego de veículos leves. Foram avaliadas as propriedades físicas e de resistência do BGR com dois traços: 50% de BGR e 50% de cascalho, e 20% de BGR e 80% de cascalho.&nbsp; O estudo realizado envolveu a análise dos tipos de solo presentes na obra, levando em consideração os cortes previstos no projeto de terraplanagem para a execução da pavimentação. Em conclusão, os resultados do estudo indicaram que a adição de Brita Graduada Reciclada (BGR) melhora as propriedades mecânicas dos solos, como resistência à compressão, capacidade de suporte e otimização da compactação, o que contribui para a durabilidade e estabilidade das vias pavimentadas.</p> 2025-04-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://sipe.uniaraguaia.edu.br/index.php/REVISTAUNIARAGUAIA/article/view/1545 OFICINA TERRACOR: INTEGRANDO ENSINO, EXTENSÃO E SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE TINTAS NATURAIS 2025-02-03T21:48:04+00:00 Tatyelle Oliveira Silva [email protected] Tairine Roquete Alves Carneiro [email protected] Lara Morinaga Matida [email protected] Fabio Henrique Casarini Geronimo [email protected] Erika Severino de Miranda [email protected] Leiliane Santana Souza [email protected] <p>Este artigo discute a importância da integração entre teoria e prática no ensino de Engenharia, especialmente no contexto das transformações que o setor enfrenta no século XXI. A curricularização da extensão, impulsionada por modificações legais, tem fortalecido a conexão entre a formação acadêmica e as demandas da sociedade. Um exemplo prático dessa integração é a Oficina TERRACOR, realizada durante o evento UniAraguaia na Comunidade. A atividade de extensão propôs a produção de tintas naturais a partir de pigmentos de solo, uma alternativa sustentável à indústria convencional de tintas. Durante a oficina, alunos e membros da comunidade participaram ativamente do processo de fabricação das tintas, promovendo o aprendizado prático e o desenvolvimento de soluções ecológicas. Os resultados indicaram que os participantes reconhecem os benefícios ambientais das tintas naturais, com destaque para sua simplicidade na produção e baixo custo. Assim, a oficina TERRACOR exemplifica como atividades de extensão podem fortalecer a formação acadêmica e contribuir para a disseminação de práticas sustentáveis, unindo o conhecimento teórico à prática comunitária.</p> 2025-04-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://sipe.uniaraguaia.edu.br/index.php/REVISTAUNIARAGUAIA/article/view/1528 ANÁLISE DA MOBILIDADE FUNCIONAL E CONTROLE MOTOR EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: ESTUDO TRANSVERSAL 2025-02-02T14:00:15+00:00 Tauana Callais Franco do Nascimento [email protected] Jordana Campos Martins de Oliveira [email protected] Raphael Silva da Cruz [email protected] Camila Oliveira Barbosa de Morais [email protected] Thalissa Cristine de Melo [email protected] Carolina Maciel Reis Gonzaga [email protected] <p style="text-align: justify;">A vida universitária tem sido associada ao aumento do sedentarismo e a hábitos que impactam negativamente a mobilidade funcional e o controle motor dos estudantes. Longos períodos em sala de aula, o uso excessivo de dispositivos eletrônicos e a redução da prática de atividades físicas podem levar a déficits musculoesqueléticos, afetando o desempenho funcional dessa população. Neste contexto, a identificação precoce de alterações no controle motor e na força dos membros inferiores pode contribuir para a implementação de estratégias preventivas e reabilitadoras. Este estudo teve como objetivo avaliar a mobilidade funcional e o controle motor em estudantes universitários, utilizando o Teste de Sentar e Levantar e o Forward Step Down Test. Para isso, foi conduzido um estudo transversal com universitários saudáveis, no qual foram analisados o número de repetições, o tempo de execução e as compensações durante a realização dos testes. A amostra foi composta por 39 indivíduos, sendo 67% mulheres. Os resultados do Teste de Sentar e Levantar mostraram que os homens apresentaram melhor desempenho (26±7,2 repetições) em comparação às mulheres (13,0 ±4,0), sendo ambos os valores inferiores aos padrões normativos. No Forward Step Down Test, o controle motor variou entre bom e moderado, com diferenças entre os membros dominante e não dominante. Os achados indicam uma capacidade funcional reduzida entre os participantes, o que pode estar relacionado a fatores como força muscular, hábitos de vida e características antropométricas. Esses resultados reforçam a importância da aplicação combinada de testes funcionais na avaliação da mobilidade e controle motor, permitindo uma abordagem mais abrangente na identificação de déficits funcionais. A implementação de programas de promoção da saúde e prevenção de disfunções musculoesqueléticas pode ser uma estratégia eficaz para melhorar a funcionalidade e a qualidade de vida dos estudantes universitários</p> 2025-04-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://sipe.uniaraguaia.edu.br/index.php/REVISTAUNIARAGUAIA/article/view/1530 CONHECIMENTO E CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE SUPORTE BÁSICO DE VIDA: RELATO DE EXPERIÊNCIA 2025-02-02T14:51:08+00:00 Helrrayne Victor Ferreira Pires [email protected] Lucas Raphael Bento e Silva [email protected] Camila Grasiele Araújo de Oliveira [email protected] Célio Antônio de Paula Junior [email protected] Tauana Callais Franco do Nascimento [email protected] Jordana Campos Martins de Oliveira [email protected] <p>Nos últimos anos, o aumento da incidência de situações de urgência e emergência em diversos contextos têm evidenciado a necessidade de capacitação em primeiros socorros, mesmo entre profissionais que não atuam diretamente na área da saúde. Dentre esses, destaca-se o profissional de Educação Física, cuja formação deve incluir conhecimentos sobre intervenções emergenciais, especialmente em relação às principais injúrias associadas à prática de exercícios físicos. O presente estudo teve como objetivo relatar a experiência da identificação do nível de conhecimento e a efetividade da capacitação em primeiros socorros entre profissionais de Educação Física que atuam em academias em Pontalina-GO. A pesquisa contou com a participação de 13 profissionais de ambos os sexos, maiores de 18 anos. Como instrumento de coleta de dados, foi aplicado um questionário estruturado contendo perguntas fechadas para avaliar o conhecimento prévio dos participantes sobre Suporte Básico de Vida. Em seguida, foi realizado um curso de capacitação em primeiros socorros como parte de uma estratégia de formação continuada. Após a intervenção, o mesmo questionário foi reaplicado para verificar a evolução do conhecimento dos participantes e a eficácia da capacitação. A análise dos dados revelou que, após a formação, a maioria dos profissionais demonstrou aprimoramento teórico e qualificou-se para prestar atendimento em situações emergenciais, reforçando a importância da educação continuada na área de primeiros socorros.</p> 2025-04-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://sipe.uniaraguaia.edu.br/index.php/REVISTAUNIARAGUAIA/article/view/1557 AS LIÇÕES DA PEDAGOGIA PARA O ENSINO DO JORNALISMO 2025-02-04T10:14:52+00:00 Tatiana Carilly Oliveira Andrade [email protected] Ronaldo Rosa dos Santos Junior [email protected] <p>Esse artigo tem como objetivo apresentar possíveis lições da Pedagogia para o ensino do Jornalismo. A intenção é levantar discussão sobre o papel do professor no processo formativo em cursos de graduação em jornalismo e consequentemente levar à reflexões sobre os desafios e perspectivas acerca da arte de ensinar o ofício e formar o profissional-cidadão comprometido com a humanidade. Para tanto, esse texto foi construído a partir de pensamentos de filósofos e autores que se dedicaram a pensar sobre o saber, o conhecimento, o processo de aprendizagem, dentre eles citam-se: Gaston Bachelard, Michel Foucault, Paulo Freire, Rubem Alves.</p> 2025-04-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://sipe.uniaraguaia.edu.br/index.php/REVISTAUNIARAGUAIA/article/view/1558 A FRAGILIDADE DA COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO E A CONSTITUIÇÃO E CRISE DAS CIÊNCIAS HUMANAS 2025-02-04T10:19:56+00:00 Tatiana Carilly Oliveira Andrade [email protected] Ronaldo Rosa dos Santos Junior [email protected] <p>Este artigo tem por objetivo discutir acerca da hipótese de que a fragilidade do campo da Comunicação Social-Jornalismo ao ponto de o seu saber acadêmico ter sido colocado em xeque pelo Supremo Tribunal Federal pode ter suas raízes na constituição e crise das Ciências Humanas. Para iluminar essa discussão foram essenciais autores como Gaston Bachelard, Michel Foucault, Maurice Merleau Ponty, Alexandre Koyrè e José Ternes.</p> 2025-04-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://sipe.uniaraguaia.edu.br/index.php/REVISTAUNIARAGUAIA/article/view/1547 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: NOVOS CAMINHOS E PERSPECTIVAS 2025-02-03T23:41:00+00:00 Andréia da Silva Macêna [email protected] Débora Oliveira da Silva [email protected] Elaine Nicolodi [email protected] Ykaro Paiva Mendes [email protected] <p>A revolução digital tem provocado transformações significativas em diversos setores da sociedade, e a educação não é exceção. Com isso, objetiva-se analisar como as tecnologias educacionais e a Inteligência Artificial (IA) estão transformando a educação a distância. A partir de uma revisão de literatura, será investigado como essas inovações estão alterando as práticas pedagógicas, o engajamento dos estudantes e o alcance educacional. As instituições de ensino desempenham um papel crucial na articulação de estratégias que promovam o uso ético da IA. Isso se inicia com a inclusão de temas relacionados à ética e à responsabilidade social nos currículos. Disciplinas que discutem o impacto da tecnologia nas sociedades contemporâneas são essenciais para que os estudantes compreendam as implicações de suas escolhas e ações. Com o desenvolvimento da IA, novas possibilidades surgiram para a personalização e automação dos processos educacionais. Destarte, conclui-se que, embora a IA e as tecnologias educacionais tragam enormes benefícios, a sua adoção precisa ser realizada de forma equilibrada, garantindo a inclusão e o desenvolvimento humano integral.</p> <p>&nbsp;</p> 2025-04-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://sipe.uniaraguaia.edu.br/index.php/REVISTAUNIARAGUAIA/article/view/1535 INFLUÊNCIAS MIDIÁTICAS NA PERCEPÇÃO DA IMAGEM CORPORAL E NO DESENVOLVIMENTO DE TRANSTORNOS ALIMENTARES EM ADOLESCENTES: UMA REVISÃO INTEGRATIVA 2025-02-03T02:12:45+00:00 Raissa Paolini Neves Rodrigues [email protected] Lorena Morais Costa [email protected] Mariana Martins Moreira [email protected] Paulo Henrique Asfora [email protected] Maria Irene de Castro Barbosa [email protected] <p>A rápida adesão às mídias sociais tem alcançado mais de 80% dos adolescentes. Entretanto, o intenso uso dessas mídias pode se mostrar prejudicial, visto que, estes meios de comunicação, frequentemente, promovem representações corporais irreais e estereotipadas. Nesse sentido, a internalização desse padrão de beleza pode resultar em dificuldades na aceitação da própria imagem corporal e no desenvolvimento de transtornos alimentares. Assim, o objetivo deste trabalho foi investigar como as influências midiáticas podem afetar a percepção da imagem corporal de adolescentes do sexo masculino, bem como elencar os impactos dessas influências no desenvolvimento de transtornos alimentares. Este é um estudo de revisão integrativa com 11 estudos primários, resultantes da busca realizada nas bases de dados PubMed, PsycINFO e Web of Science utilizando os seguintes descritores: "imagem corporal" e/ou "percepção da imagem corporal", "transtornos alimentares", "mídia" e/ou "influência da mídia" e/ou "efeitos da mídia", "adolescentes" e/ou “meninos”. Os resultados mostram que a exposição constante a conteúdos de beleza nas redes sociais podem estar associadas à baixa autoestima e a comportamentos alimentares desordenados.</p> 2025-04-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://sipe.uniaraguaia.edu.br/index.php/REVISTAUNIARAGUAIA/article/view/1598 SUPLEMENTAÇÃO DA CÚRCUMA (CÚRCUMA LONGA) NA NUTRIÇÃO ESPORTIVA: UMA REVISÃO DE LITERATURA 2025-03-22T19:58:01+00:00 Mariana Martins Moreira [email protected] <p>O exercício físico intenso, como a maratona, altera os níveis plasmáticos de mediadores inflamatórios, gerando uma resposta inflamatória que ativa o fator de transcrição nuclear-κB (NF-κB), essencial para o reparo e adaptação ao treinamento. A cúrcuma tem sido estudada no contexto esportivo devido às suas propriedades anti-inflamatórias. O objetivo deste trabalho foi revisar os benefícios da suplementação de cúrcuma no desempenho físico de maratonistas adultos. Realizou-se uma revisão narrativa da literatura com artigos publicados nos últimos 10 anos, nas bases de dados Scielo, PubMed e Google Acadêmico, utilizando descritores como "cúrcuma", "curcumina" e "antioxidante". Os critérios de inclusão foram estudos originais em humanos adultos que avaliaram os efeitos anti-inflamatórios da cúrcuma no desempenho esportivo. Após análise de 75 artigos, selecionaram-se 21. Os estudos revisados apresentaram amostras de 8 a 240 indivíduos, que suplementaram entre 200mg e 8g de cúrcuma após os treinos. A suplementação mostrou efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, sugerindo que a cúrcuma pode melhorar o desempenho e acelerar a recuperação pós-prova em corredores de maratona e meia maratona. Apesar dos resultados promissores, mais estudos com diferentes doses de cúrcuma são necessários para confirmar seus benefícios no esporte, especialmente no que diz respeito aos efeitos anti-inflamatórios.</p> 2025-04-06T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://sipe.uniaraguaia.edu.br/index.php/REVISTAUNIARAGUAIA/article/view/1536 DESNUTRIÇÃO E INSEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA INFÂNCIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA 2025-02-03T14:01:17+00:00 Kállita Cristina do Nascimento Silva [email protected] Maria das Graças Freitas de Carvalho [email protected] Elaine Fernanda da Silva [email protected] Marília Cândido Fideles [email protected] Mariana Martins Moreira [email protected] Lorena Morais Costa [email protected] <p>A insegurança alimentar é um dos múltiplos e inter-relacionados determinantes da desnutrição. No Brasil, uma fração significativa da população apresenta dificuldade no acesso regular e permanente aos alimentos, fator relacionado principalmente a insuficiência de recursos financeiros. O objetivo do presente trabalho foi revisar a literatura sobre o impacto da insegurança alimentar na desnutrição de crianças brasileiras. A revisão integrativa foi realizada utilizando as bases de dados PubMed, BVS e Scielo, com a questão norteadora: "Como a insegurança alimentar e nutricional predispõe as crianças brasileiras à desnutrição?". Foram selecionados sete artigos. Os resultados indicam que, em crianças com déficit de estatura, 42% apresentaram insegurança alimentar leve. Famílias abaixo da linha da pobreza têm maior prevalência de desnutrição infantil e insegurança alimentar moderada/grave (67%). Crianças em insegurança alimentar têm maior risco de desnutrição crônica, refletindo-se na baixa estatura. Os indígenas apresentam a maior taxa de desnutrição (31,45%), com valores ainda mais altos na Região Norte (38,66%). Entre as crianças vulneráveis socialmente, 56,5% têm redes sociais pequenas, e 77,2% enfrentam insegurança alimentar. O acesso aos alimentos é crucial para os padrões alimentares e os efeitos nutricionais. A desnutrição é mais prevalente entre crianças negras, beneficiários de programas de transferência de renda e residentes de áreas carentes. Conclui-se que a desnutrição resulta da falta de acesso a alimentos adequados, causado pela insegurança alimentar e nutricional.</p> 2025-04-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://sipe.uniaraguaia.edu.br/index.php/REVISTAUNIARAGUAIA/article/view/1537 INTRODUÇÃO DE ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS EM CRIANÇAS MENORES DE 2 ANOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA 2025-02-03T14:23:09+00:00 Pabline Souza de França [email protected] Mariana Martins Moreira [email protected] Marília Cândido Fideles [email protected] Maria das Graças Freitas de Carvalho [email protected] <p>A introdução precoce de alimentos ultraprocessados na dieta de crianças menores de 2 anos tem sido um tema crescente de preocupação devido aos potenciais impactos na saúde infantil. Esta revisão de literatura busca explorar os efeitos dessa prática, destacando os riscos associados ao desenvolvimento nutricional e ao aumento de doenças crônicas na infância. Revisar a literatura sobre a introdução de alimentos ultraprocessados na dieta de crianças menores de 2 anos e seus impactos na saúde e no desenvolvimento. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura, com busca nas bases de dados <em>Lilacs, SciELO, PubMed</em> e Capes Periódicos, entre setembro e novembro de 2024. Foram incluídos artigos científicos, disponíveis na íntegra, em português e inglês, que respondessem à questão norteadora: quais os impactos da introdução de alimentos ultraprocessados na dieta de crianças menores de 2 anos? Os descritores utilizados foram: alimentos ultraprocessados, alimentação complementar e aleitamento materno. Critérios de exclusão incluíram duplicidade nas bases de dados, teses, dissertações e cartas editoriais. A introdução precoce de alimentos ultraprocessados esteve associada à baixa escolaridade materna, multiparidade e baixa renda familiar. O consumo desses alimentos elevou os riscos de obesidade, doenças crônicas e desenvolvimento inadequado em crianças. Estratégias educativas direcionadas a famílias e profissionais de saúde são essenciais para reduzir a exposição precoce a alimentos ultraprocessados, promovendo hábitos alimentares saudáveis e contribuindo para o crescimento e bem-estar infantil.</p> 2025-04-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://sipe.uniaraguaia.edu.br/index.php/REVISTAUNIARAGUAIA/article/view/1522 APROPRIAÇÕES DE INSTRUMENTOS DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL, VOCACIONAL E DE CARREIRAS PARA A GESTÃO DE PESSOAS 2025-02-01T22:13:12+00:00 Gabriela Carvalho Mizuno Alves [email protected] Frederico Azevedo Alvim Assis [email protected] <p>Dentre as opções de carreira para futuros psicólogos, se insere a alternativa de orientarem profissionais sobre desenvolvimento de carreiras (contribuindo, assim, para alinhar expectativas pessoais com os propósitos das organizações). O objetivo deste estudo se concentrou em apresentar como instrumentos são aplicados para se promover práticas relativas à "Orientação Profissional", "Orientação Vocacional" e "Orientação de Carreiras", especialmente sobre como possam contribuir para a Gestão de Pessoas na formação de quadros de funcionários nas empresas. Esses processos, embora frequentemente utilizados de forma intercambiável, possuem focos específicos. É recomendável, para tais orientações, se basear em proposições de diferentes áreas (a exemplo da Psicologia Organizacional e do Trabalho, e da Gestão Estratégica de Pessoas). Para a prática do psicólogo que desenvolva processos de orientações, existem instrumentos, devidamente aprovados pelo SATEPSI (Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos) para viabilizar intervenções e avaliações sobre como decidir sobre a escolha, a definição e o desenvolvimento de carreiras. Assim, foram analisadas as proposições e propósitos para a aplicabilidade dos instrumentos: QUATI, Escala de Maturidade para a Escolha Profissional, Escala EAE-EP, Coleção Avaliação dos Interesses Profissionais, Guia de Orientação Profissional e de Carreira, e TDP. É imprescindível compreender como tais instrumentos são empregados para que futuros psicólogos ofereçam suporte eficaz em diferentes fases da vida profissional de seus clientes, ajudando-os a alcançar satisfação e realização em suas trajetórias, bem como possibilitando escolhas condizentes com os perfis dos futuros profissionais que ingressarão nas organizações. Esse estudo contribui, assim, para sugerir perspectivas preventivas sobre como compreender novas composições das forças de trabalho, atribuídas à área da Gestão de Pessoas.</p> 2025-04-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://sipe.uniaraguaia.edu.br/index.php/REVISTAUNIARAGUAIA/article/view/1526 PERSPECTIVAS CRÍTICAS DE GRADUANDOS EM PSICOLOGIA SOBRE O TAYLORISMO APLICADO NAS EMPRESAS 2025-02-01T23:47:24+00:00 Gabriela Carvalho Mizuno Alves [email protected] Frederico Azevedo Alvim Assis [email protected] Ana Victoria Fernandes Uchoa [email protected] <p>Este estudo tem como objetivo investigar como estudantes universitários de Psicologia compreendem e criticam a aplicabilidade dos princípios da Administração Científica de Frederick Winslow Taylor nas organizações contemporâneas. A pesquisa foi desenvolvida com base em uma metodologia descritiva e exploratória, utilizando-se de questionários aplicados a 228 estudantes universitários na cidade de Goiânia (GO). Foram coletados dados quantitativos e qualitativos, posteriormente analisados por meio de estatística descritiva e análise de conteúdo. Os resultados indicam que, embora os estudantes reconheçam a relevância histórica dos princípios tayloristas, especialmente no que tange à eficiência e à produtividade, eles também apresentam fortes críticas, especialmente no que se refere à alienação do trabalhador e à falta de flexibilidade nas práticas organizacionais atuais. Esses futuros psicólogos, ao refletirem sobre a gestão de pessoas, demonstram uma visão crítica e equilibrada, sugerindo a necessidade de práticas gerenciais mais humanizadas e adaptativas. O estudo conclui que, embora os princípios de Taylor ainda influenciem muitas práticas de gestão, há uma demanda crescente por abordagens que valorizem o bem-estar dos trabalhadores, a autonomia e a inovação, alinhando a eficiência produtiva às necessidades humanas nas organizações. Esta pesquisa contribui para o debate sobre a formação de psicólogos e sua futura atuação em contextos organizacionais, especialmente no suporte que venham a desenvolver para práticas de Gestão de Pessoas, no sentido de promoverem uma gestão mais humanizada.</p> 2025-04-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://sipe.uniaraguaia.edu.br/index.php/REVISTAUNIARAGUAIA/article/view/1578 UMA POSSÍVEL FACE PARA O HORROR 2025-02-18T19:28:36+00:00 Lucas Passos de Moura [email protected] Priscilla Melo Ribeiro de Lima [email protected] <p>Este artigo propõe discutir sobre o horror, tomando-o como uma temática comum entre psicanálise e a literatura, procurando, ainda, endossar a sua relevância, como uma abordagem de leitura de nossa cultura. De início, remetemo-nos à temática do horror, recortando-a no contexto da literatura gótica a fim de evidenciarmos a sua relação com o próprio surgimento da psicanálise, uma vez que entendemos que ambas compartilham um mesmo contexto e descrevem um movimento conflituoso próprio das transformações modernas. Tendo como base teórica a psicanálise freudiana e as contribuições de comentadores contemporâneos, buscamos, em seguida, demonstrar os deslocamentos do horror em nossa cultura, entendendo que, hoje, este também se encontra pulverizado em diversos campos da produção literária. Para tanto, recorremos à noção conceitual de “mal-estar” [<em>Unbehagen</em>] e, ao fim, reafirmamos este deslocamento através da obra do escritor francês Édouard Louis.</p> 2025-04-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://sipe.uniaraguaia.edu.br/index.php/REVISTAUNIARAGUAIA/article/view/1577 “TALKING BACK” 2025-02-18T19:21:19+00:00 Lucas Passos de Moura [email protected] Priscilla Melo Ribeiro de Lima [email protected] <p><span style="color: #000000;">Este trabalho propõe uma abordagem particular da obra da teórica norte-americana bell hooks, tomando como enfoque a relação entre as suas proposições acerca do ensino e suas considerações acerca do amor. Segundo nossa leitura, estes dois eixos de sua produção estariam intrinsecamente relacionados, sendo que esta relação estaria assentada: (a) no legado do levante anticolonial emergente na segunda metade do século XX; (b) no relação da teórica com os movimentos dos direitos civis; (c) e em sua atuação na militância feminista. A fim de defendermos nossa leitura, inicialmente, abordamos os avanços culturais proporcionados pela insurgência anticolonial, como o movimento</span><span style="color: #000000;"><em> Négritude</em></span><span style="color: #000000;"> e a sua oposição ao problema negro [</span><span style="color: #000000;"><em>problème noir</em></span><span style="color: #000000;">]. Em seguida,</span> <span style="color: #000000;">recorremos, especificamente, a uma seleção das obras de hooks acerca da docência como prática libertária e aos seus escritos sobre o amor. Ao fim, buscamos apontar as possíveis contribuições do pensamento radical de bell hooks para o contexto atual, endossando, dessa maneira, a sua pertinência. Desta forma, este texto advém de uma pesquisa bibliográfica, a nível exploratório-descritivo, que, para além da revisão do espólio da escritora, buscou propor uma discussão quanto à sua abrangência contemporânea.</span></p> 2025-04-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://sipe.uniaraguaia.edu.br/index.php/REVISTAUNIARAGUAIA/article/view/1589 DESENVOLVER É CONTEXTUALIZAR 2025-03-10T16:02:09+00:00 Gustavo Augusto da Silva [email protected] Luciana Barros de Almeida [email protected] Gabriela Carvalho Mizuno Alves [email protected] <p>Este artigo examina o método educacional de Maria Montessori sob a perspectiva do desenvolvimento infantil e da educação sensorial. Fundamentado em uma revisão bibliográfica e análise conceitual, o estudo investiga como Montessori propõe uma abordagem pedagógica centrada na autonomia da criança e na interação ativa com o ambiente. A pesquisa ressalta a concepção montessoriana de que a educação deve respeitar os limites do desenvolvimento e oferecer um ambiente preparado que favoreça a autoeducação. O método Montessori se contrapõe à educação tradicional de sua época ao enfatizar a criança como protagonista do processo de aprendizagem, enquanto o educador assume o papel de facilitador. Tem-se como hipótese que a valorização da liberdade com responsabilidade e da experiência sensorial no ensino contribui significativamente para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança. Dessa forma, a revisão bibliográfica foi conduzida sem a intenção de abarcar exaustivamente toda a literatura existente sobre o tema, priorizando fontes acessíveis e contemporâneas, alinhadas à relevância da pedagogia montessoriana na educação atual.</p> 2025-04-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025