O professor como comunicador e mediador do processo de ensino e aprendizagem: implicações ambientais e organizacionais em seu desempenho

Diana Rocha Miranda, Maurício dos Santos Azeredo, Núbia Regina Hércules Freire, Mônica Pereira de Oliveira

Resumo


O presente trabalho teve por objetivo estudar e compreender o papel do professor como um comunicador no processo de ensino e aprendizagem, o uso da voz como instrumento primordial em sua atividade laboral e quais as principais influências do meio no qual trabalha e das condicionantes organizacionais no exerício de suas funções. Para tanto buscou referências bibliográficas e eletrônicas que, somadas ao conhecimento adquirido pelos autores durante as aulas de Metodologia da Comunicação Oral do Curso de Especialização em Docência Universitária da Faculdade Araguaia, permitiram estabelecer uma leitura mais circunstanciada, ampla e multidisciplinar a respeito da atividade docente, dos riscos apresentados à saúde e notadamente à voz do professor, suas fontes e consequências para a qualidade de vida deste profissional e para a eficiência do aprendizado do aluno. Aborda questões básicas relativas à fonoaudiologia, aos espaços edificados que abrigam as escolas, à s condições espaciais, ambientais e políticas que configuram o cenário contemporâneo da atividade docente. Conclui indicando, em síntese, interrelações necessárias à ação qualificadora do docente e sua atividade.

 

 


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Anuário de Produções Acadêmico-Científicas dos Discentes do Centro Universitário Araguaia - ISSN 2238-6378