GAMIFICAÇÃO CONSTRUINDO NOVOS HORIZONTES DENTRO DO APRENDIZADO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

Debora Inacia Moraes Elias, Ludmila Fernanda Ribeiro e Abreu, Pedro Henrique Vilela Fonseca, Veronica Chaves de Melo Lima

Resumo


Neste artigo buscou-se mostrar que a gamificação pode ser usada como mediação ou ferramenta no ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, em escolas ou no ambiente de trabalho, com o intuito de despertar a curiosidade, o espírito de equipe e a possibilidade de aproveitar novas oportunidades que venham a surgir. Trazer informações a respeito, e desmistificar a ideia que só se pode aprender línguas estrangeiras no método tradicional, precisa mudar já que a tecnologia possibilita e facilita o acesso de aprendizado. Foi feita uma pesquisa qualitativa e boa parte dos alunos que responderam não sabiam o que era gamificação, mas conheciam ou já usaram algum jogo para aprender uma língua estrangeira. As apropriações que relatou-se evidenciam que é possível usar a gamificação como estratégia pedagógica, porém acredita-se que optar por sua utilização possui relação não apenas com as atividades em jogos ou uma forma mais lúdica de encarar o processo de ensino-aprendizagem, mas também com as crenças acerca do que significa ensinar e como ensinar, além da personalidade ou identidade de cada professor..


Texto completo:

res-6

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Anuário de Produções Acadêmico-Científicas dos Discentes do Centro Universitário Araguaia - ISSN 2238-6378