A IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E SUA INFLUÊNCIA NAS RELAÇÕES HUMANAS

Autores

  • Fabio Nascimento Gonçalves Faculdade Araguaia
  • Alessandro S. Miranda Faculdade Araguaia
  • Alynne Neves Faculdade Araguaia
  • Luzia Dayanne Costa dos Santos Faculdade Araguaia
  • Marcelo Guimarães da Conceição Faculdade Araguaia
  • Marlene Conceição Barreira Faculdade Araguaia
  • Rafaela S. Chagas Faculdade Araguaia
  • Raphael Guilherme Cardoso Mattos Faculdade Araguaia

Palavras-chave:

Qualidade de vida no trabalho, trabalho, organização.

Resumo

Muitos administradores estão percebendo que melhorar a qualidade de vida de seusfuncionários torna a organização mais saudável, competitiva e produtiva. Essa é a principalfunção da QVT, Com a necessidade das organizações se tornarem mais competitivas nomercado veio à busca incessante da capacitação profissional dos seus funcionários sendoassim visando uma maior motivação pessoal. E então surgiu a QVT, que está focalizada nopotencial humano e no meio que convive em todos os sentidos. Um programa adequado deQualidade de vida no trabalho busca uma organização mais humanizada e proporcionacondições de desenvolvimento pessoal ao indivíduo. As pesquisas foram desenvolvidascom base nos modelos de: Walton (1973); Acamam e Olham (1975), Wesley (1979); Nadlere Lawler (1983); Werther e Davis (1983) Nos mostram fatores que afetam a qualidade devida no trabalho. Dentre os principais modelos desenvolvidos com o objetivo de identificar osaspectos que influenciam na Qualidade de Vida no Trabalho. A pesquisa sobre deQualidade de Vida no trabalho nos mostra a realidade dentro das organizações, anecessidade de melhoria nas condições de trabalho, visando à maior satisfação e à produtividade dentro do ambiente organizacional, Segundo Magalhães (1990 p, 51) oconflito pode ser considerado necessário, caso não queira entrar num processo deestagnação. Assim os conflitos não são necessariamente negativos; a maneira comolidamos com eles é que pode gerar algumas reações. Os conflitos podem ser consideradosúteis pelo papel que desempenham na vida das pessoas, portanto é possível constatar quenenhuma organização está livre de conflitos, pois praticamente toda a empresa sofre e sebeneficia com eles. Na Capacitação Profissional dos seus colaboradores, Chiavenato(2004), onde a Competência Profissional seja valorizada (MAXIMIANO, 2007, p.237). Paraisso é necessário criar um ambiente onde as pessoas possam se sentir bem, com seuscolegas de trabalho, e estiver confiante

Biografia do Autor

Fabio Nascimento Gonçalves, Faculdade Araguaia

Docente do Curso de Administração da Faculdade Araguaia

Alessandro S. Miranda, Faculdade Araguaia

Discente do Curso de Administração da Faculdade Araguaia

Alynne Neves, Faculdade Araguaia

Discente do Curso de Administração da Faculdade Araguaia

Luzia Dayanne Costa dos Santos, Faculdade Araguaia

Discente do Curso de Administração da Faculdade Araguaia

Marcelo Guimarães da Conceição, Faculdade Araguaia

Discente do Curso de Administração da Faculdade Araguaia

Marlene Conceição Barreira, Faculdade Araguaia

Discente do Curso de Administração da Faculdade Araguaia

Rafaela S. Chagas, Faculdade Araguaia

Discente do Curso de Administração da Faculdade Araguaia

Raphael Guilherme Cardoso Mattos, Faculdade Araguaia

Discente do Curso de Administração da Faculdade Araguaia

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Publicado

2012-10-20

Edição

Seção

Administração