RELAÇÕES HUMANAS: ORGANIZAÇÃO X COLABORADORES

Keila Mara de Oliveira Farias, Samanta Oliveira Assis, Lélia de Sousa Chaves, Lindalva Rodrigues Caitano, Jéssika Conde Mendonça, Elena de Fátima Costa e Silva, Núbia Cristina da Silva, Zenaci Ribeiro Silva

Resumo


Pessoas que ingressam, permanecem e participam da organização, são chamadas decolaboradores. Elas trazem para a organização suas habilidades, conhecimentos, atitudes,comportamentos e percepções. A teoria das Relações Humanas surgiu após a experiênciaem Hawthorne, realizada por Elton Mayo em oposição à teoria Clássica da Administração.Essa teoria é relacionada ao fator respeito pelo trabalhador e pelo seu trabalho e tambémrespeito com a empresa e colegas de trabalho. A partir da TRH surgem outros fatores quedão importância ao campo da administração, motivação, liderança, comunicação, organizaçãoinformal e a dinâmica de grupo, todas buscam a qualidade de vida no trabalho, que tambémenvolve as necessidades do individuo e da instituição. Com as técnicas de Gestão dePessoas, pode-se aumentar a produtividade, modificar atitudes do homem com relação aotrabalho e a outros colegas. Para isso é necessário conhecer este indivíduo com suasqualificações, necessidades e limitações e aproveitá-lo na empresa da melhor forma possível,trazendo satisfação própria e da empresa onde ele trabalha.

Palavras-chave


relações humanas, colaborador organização, administração

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Anuário de Produções Acadêmico-Científicas dos Discentes do Centro Universitário Araguaia - ISSN 2238-6378