A GESTÃO ESCOLAR E A QUALIDADE DO ENSINO NO BRASIL

Marlúcia Martins

Resumo


Este artigo bibliográfico faz um estudo sobre a gestão escolar, e a respeito da sua importância para uma educação de qualidade. Nesse sentido, analisamos as concepções e aspectos históricos da administração, bem como os princípios da gestão escolar no Brasil e a qualidade de ensino. A sociedade passa por grandes transformações globais, dessa forma a escola deve estar preparada para capacitar os indivíduos no enfrentamento de tais mudanças. E a organização da gestão escolar é fundamental para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico de qualidade. A pesquisa aqui realizada fundamenta-se nas ideias dos seguintes autores: CHIAVENATO, (2000); LIBÂNEO, (2000, 2012, 2013); LUCK, (2010); SANDER, (2007), dentre outros. Ao concluirmos esta pesquisa percebemos que a gestão é o eixo norteador da escola, pois, além da organização, ela deve buscar envolver toda comunidade escolar nas tomadas de decisões e projetos da escola.

Palavras-chave


Gestão; escola; democracia; qualidade.

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Anuário de Produções Acadêmico-Científicas dos Discentes do Centro Universitário Araguaia - ISSN 2238-6378