Proposta de integração entre comunidade e escola junto a uma praça pública de Goiânia "“ GO

Isabel Cristina Assis, Ana Paula Vicente, Sara dos Santos, Elisangela Silva, Lullyane de Queiroz Rodrigues

Resumo


Praças públicas são áreas que colaboram com a qualidade de vida do bairro e da população local de forma a possibilitar o contato da comunidade com o ar livre, meio ambiente e seus vizinhos. Trata-se de um potencial espaço para a integração. Contudo, muitas destas áreas estão subaproveitadas, abandonadas e sujeitas ao vandalismo entre outras representações das mazelas sociais como os uso e tráfico de drogas, prostituição, entre outros crimes. Elas não são gerenciadas da mesma forma em diversas regiões da cidade e suas condições muitas vezes estão relacionadas à classe social em que se localiza, configurando-se com isso o racismo ambiental. Dentro desta problemática, este trabalho tem como objetivo desenvolver uma proposta de projeto de integração entre comunidade e escola junto a uma praça pública da cidade de Goiânia - GO, projeto este a ser apresentado em forma de cartilha que instrua a comunidade para implantação, gestão, manutenção e manejo bem sucedidos. Para a concepção do projeto e respectiva cartilha será realizada revisão de literatura envolvendo a temática, pesquisa de espaços propícios à atividade junto a sistema georreferenciado e, visita in loco, para que em seguida seja desenvolvida a cartilha supracitada. O trabalho objetiva representar o potencial de aproveitamento de áreas públicas para a concepção de espaços verdes e desenvolvimento de programas ambientais que promovam a integração entre escola e comunidade, além da manutenção devida dessas áreas; e uma cartilha, representando o projeto e manejo da praça, com a função de orientar o manejo da área, evitando-se, com isso, os conflitos entre os envolvidos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Anuário de Produções Acadêmico-Científicas dos Discentes do Centro Universitário Araguaia - ISSN 2238-6378