Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Interdisciplinar de Pós-Graduação (REINPG), editada pelo Núcleo de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação (NEPPG) daUniAraguaia, tem por objetivo a difusão de estudos relativos à Pós-graduação e suas articulações com a graduação, a pesquisa e a inovação.

A partir do Volume 02, n.2 (2019) os artigos contêm informação sobre a licença sob a qual estão licenciados.

A revista tem como públicos-alvo docentes e discentes dos cursos de pós-graduação e demais pesquisadores envolvidos na formação de pessoal e produção científica.

 

Políticas de Seção

Editorial

O editorial é um tipo de texto utilizado na imprensa, especialmente em jornais e revistas, que tem por objetivo informar, mas sem obrigação de ser neutro, indiferente. Então, a objetividade e imparcialidade não são características dessa tipologia textual, uma vez que o redator dispõe da opinião do jornal sobre o assunto narrado. Logo, os acontecimentos são relatados sob a subjetividade do repórter, de modo que evidencie a posição da mídia, ou seja, do grupo que está por trás do canal de comunicação. Assim, podemos dizer que o editorial é um texto mais opinativo do que informativo. O editorial possui um fato e uma opinião. O fato informa o que aconteceu e a opinião transmite a interpretação do que aconteceu.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Segundo a NBR 6022/2003a da ABNT, existem três tipos de artigos. Assim, de acordo com a característica da análise elaborada pelo pesquisador, o artigo pode ter a seguinte distinção:

Artigo Teórico: Apresenta uma argumentação favorável ou desfavorável a uma determinado visão de realidade.

Artigo Analítico: O pesquisador elabora uma análise de cada componente pertencente ao assunto procurando fazer uma relação com o todo.

Artigo Classificatório: Busca estabelecer uma classificação das características de um certo tema explicitando as suas partes.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

O manuscrito será submetido através do sistema on-line, mediante cadastro de usuário, via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), após o qual o Editor Chefe e o Conselho Editorial realizarão uma avaliação prévia sobre a potencialidade de publicação do trabalho.

São analisados, principalmente, os seguintes aspectos:

• relevância do tema para a pós-graduação, consistência teórico-metodológica, pertinência e atualidade da bibliografia;

• clareza na exposição do objeto de estudo e na argumentação, rigor na utilização dos conceitos;

• contribuição inovadora.

Se o trabalho for aprovado nesta instância, o manuscrito será disponibilizado para dois membros do Conselho Consultivo em sistema on-line.

A revista conta com um grupo de especialistas de notório saber. Os originais serão submetidos à a aprovação de avaliadores que sejam espcialistas reconhecidos nos temas tratados. Os trabalhos serão enviados para avaliação sem a identificação de autoria.

Após a revisão dos consultores, o resultado da avaliação e os pareceres exarados pelos avaliadores acionados serão enviados aos autores por meio de mensagem eletrônica.

Antes da decisão final sobre o manuscrito, pode haver a necessidade de modificações de estrutura e de conteúdo apontadas pelos avaliadores. Neste caso, as exigências são apresentadas aos autores a fim de que o texto sofra reformulações (do contrário, sejam oferecidas as razões para a não reformulação do mesmo), visando a uma nova avaliação por parte do (s) avaliador(es) acionado (s) ou à verificação da equipe editorial quanto ao devido atendimento do que foi sugerido. A revista se reserva o direito de recusar os trabalhos quando as alterações neles introduzidas não atenderem às observações feitas pelos avaliadores.

Os artigos aprovados serão submetidos à revisão ortográfica e de formato, sendo posteriormente devolvidos ao autor para aceite das eventuais sugestões de alteração. Após a aprovação do autor, o texto seguirá para diagramação e composição final. Neste momento, não mais serão admitidos acréscimos ou modificações, exceto em casos excepcionais.

A Editora Chefe e o Conselho Editorial são responsáveis pela decisão final do parecer do artigo. No caso de aprovado e na existência de necessidades de correções, as sugestões serão enviadas para os autores através do sistema on-line. Este processo envolve o aceite das alterações ou a sua justificativa quando não acatados. Após a publicação, o autor principal receberá uma cópia do artigo no formato PDF.

Os conceitos e as afirmações constantes nos originais são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não refletindo, necessariamente, a opinião da Revista Interdisciplianr de Pós-Graduação daUniAraguaia Centro Universitário, representada por meio de seu Corpo Editorial e Conselho Consultivo.

 

Periodicidade

A Revista Interdisciplinar de Pós-graduação daUniAraguaia é uma publicação eletrônica semestral do Centro Universitário UniAraguaia.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma LicençaCreative Commons Atribuição 4.0 Internacional

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração através doManifesto de Publicaçãodo LOCKSS.Saiba mais...