Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Interdisciplinar de Pós-Graduação (REINPG), editada pelo Núcleo de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação (NEPPG) da UniAraguaia, tem por objetivo a difusão de estudos relativos à Pós-graduação e suas articulações com a graduação, a pesquisa e a inovação.

A partir do Volume 02, n.2 (2019) os artigos contêm informação sobre a licença sob a qual estão licenciados.

A revista tem como públicos-alvo docentes e discentes dos cursos de pós-graduação e demais pesquisadores envolvidos na formação de pessoal e produção científica.

 

Políticas de Seção

Editorial

O editorial é um tipo de texto utilizado na imprensa, especialmente em jornais e revistas, que tem por objetivo informar, mas sem obrigação de ser neutro, indiferente. Então, a objetividade e imparcialidade não são características dessa tipologia textual, uma vez que o redator dispõe da opinião do jornal sobre o assunto narrado. Logo, os acontecimentos são relatados sob a subjetividade do repórter, de modo que evidencie a posição da mídia, ou seja, do grupo que está por trás do canal de comunicação. Assim, podemos dizer que o editorial é um texto mais opinativo do que informativo. O editorial possui um fato e uma opinião. O fato informa o que aconteceu e a opinião transmite a interpretação do que aconteceu.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Segundo a NBR 6022/2003a da ABNT, existem três tipos de artigos. Assim, de acordo com a característica da análise elaborada pelo pesquisador, o artigo pode ter a seguinte distinção:

Artigo Teórico: Apresenta uma argumentação favorável ou desfavorável a uma determinado visão de realidade.

Artigo Analítico: O pesquisador elabora uma análise de cada componente pertencente ao assunto procurando fazer uma relação com o todo.

Artigo Classificatório: Busca estabelecer uma classificação das características de um certo tema explicitando as suas partes.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

O manuscrito será submetido através do sistema on-line, mediante cadastro de usuário, via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), após o qual o Editor Chefe e o Conselho Editorial realizarão uma avaliação prévia sobre a potencialidade de publicação do trabalho.

São analisados, principalmente, os seguintes aspectos:

• relevância do tema para a pós-graduação, consistência teórico-metodológica, pertinência e atualidade da bibliografia;

• clareza na exposição do objeto de estudo e na argumentação, rigor na utilização dos conceitos;

• contribuição inovadora.

Se o trabalho for aprovado nesta instância, o manuscrito será disponibilizado para dois membros do Conselho Consultivo em sistema on-line.

A revista conta com um grupo de especialistas de notório saber. Os originais serão submetidos à a aprovação de avaliadores que sejam espcialistas reconhecidos nos temas tratados. Os trabalhos serão enviados para avaliação sem a identificação de autoria.

Após a revisão dos consultores, o resultado da avaliação e os pareceres exarados pelos avaliadores acionados serão enviados aos autores por meio de mensagem eletrônica.

Antes da decisão final sobre o manuscrito, pode haver a necessidade de modificações de estrutura e de conteúdo apontadas pelos avaliadores. Neste caso, as exigências são apresentadas aos autores a fim de que o texto sofra reformulações (do contrário, sejam oferecidas as razões para a não reformulação do mesmo), visando a uma nova avaliação por parte do (s) avaliador(es) acionado (s) ou à verificação da equipe editorial quanto ao devido atendimento do que foi sugerido. A revista se reserva o direito de recusar os trabalhos quando as alterações neles introduzidas não atenderem às observações feitas pelos avaliadores.

Os artigos aprovados serão submetidos à revisão ortográfica e de formato, sendo posteriormente devolvidos ao autor para aceite das eventuais sugestões de alteração. Após a aprovação do autor, o texto seguirá para diagramação e composição final. Neste momento, não mais serão admitidos acréscimos ou modificações, exceto em casos excepcionais.

A Editora Chefe e o Conselho Editorial são responsáveis pela decisão final do parecer do artigo. No caso de aprovado e na existência de necessidades de correções, as sugestões serão enviadas para os autores através do sistema on-line. Este processo envolve o aceite das alterações ou a sua justificativa quando não acatados. Após a publicação, o autor principal receberá uma cópia do artigo no formato PDF.

Os conceitos e as afirmações constantes nos originais são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não refletindo, necessariamente, a opinião da Revista Interdisciplianr de Pós-Graduação da UniAraguaia Centro Universitário, representada por meio de seu Corpo Editorial e Conselho Consultivo.

 

 

Periodicidade

A Revista Interdisciplinar de Pós-graduação da UniAraguaia é uma publicação eletrônica semestral do Centro Universitário UniAraguaia.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

 

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração através do Manifesto de Publicação do LOCKSS. Saiba mais...

 

REINPG - Revista Interdisciplinar de Pós-Graduação da UniAraguaia Centro Universitário

REINPG é uma publicação eletrônica semestral da UniAraguaia. Seu objetivo consiste em publicar, mediante avaliação por pares do Conselho editorial ou pareceristas ad hoc, artigos resultantes de estudos teóricos e pesquisas sobre Comunicação em Marketing, Direito, Educação, Engenharia, Gestão e Negócios, Meio Ambiente e Saúde, abrangendo temáticas ou linhas de pesquisa interdisciplinares com enfoque direcionado ao aperfeiçoamento da educação, geração de solução para problemas da sociedade, desenvolvimento do senso crítico profissional como fonte de recursos para a construção do conhecimento.

Através do meio digital, a REINPG busca a divulgação da produção científica relevante, de forma gratuita, aberta a todos os interessados.