Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista UniAraguaia de Pós-Graduação?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

O original deve ser submetido pelo sistema on-line, após cadastro no mesmo comoAUTOR(ES). Não serão aceitas submissões feitas por outros modos.

Exige-se a titulação mínima de MESTRE para um dos autores do trabalho submetido a avaliação.Para a submissão também serão aceitos manuscritos elaborados em coautoria com pesquisadores doutores vinculados a instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais.

A comunicação sobre os resultados de um trabalho exige uma redação própria de divulgação, visando dessa forma, alcançar o público alvo. Para cada uma das formas de divulgação existem normas padronizadas para facilitar a correção e diagramação do artigo para publicação, uma vez que o fato de um trabalho não estar redigido modo adequado determina inevitavelmente em atraso para sua aceitação e publicação, independentemente de seu mérito científico.

Segundo a NBR 6022/2003a da ABNT, existem três tipos de artigos. Assim, de acordo com a característica da análise elaborada pelo pesquisador, o artigo pode ter a seguinte distinção:

Artigo Teórico: Apresenta uma argumentação favorável ou desfavorável a uma determinado visão de realidade.

Artigo Analítico: O pesquisador elabora uma análise de cada componente pertencente ao assunto procurando fazer uma relação com o todo.

Artigo Classificatório: Busca estabelecer uma classificação das características de um certo tema explicitando as suas partes.

Editorial:responsabilidade do(s) editor(es). Este texto deve ter, no máximo, 3.500 caracteres.

Considerações Importantes

  • Prezados autores, para que seu trabalho seja publicado na REINPG e seja automaticamente atualizado e reconhecido no mundo todo, faça seu cadastro ORCID e insira o códigoidentificador em seu CADASTRO NA REINPG, pois em um único local todas as suas publicações, e, através da integração com outros identificadores (Researcher ID, Scopus ID, Crossref DOI, etc) serão agrupadas.

  • O artigo deve ser enviado somente pelo site da Revista (http://www.fara.edu.br/sipe/index.php/REINPG), mediante cadastro de um dos autores, para ser submetido a análise.
  • Os editores podem decidir sobre a pertinência em abrir o processo editorial para o manuscrito proposto, fundamentando-se nos os seguintes critérios: vínculo com o foco e escopo da revista, apresentando originalidade, clareza do argumento central, conclusões baseadas em investigações sistemáticas e adequação nas normas submissão de manuscritos.

  • Os manuscritos selecionados para o processo editorial serão enviados para dois revisores. O processo de avaliação será anônimo e o Conselho Editorial procederá a seleção final da publicação.

  • Todos os manuscritos devem ser enviados em Word.Em uma página de rosto deve apresentar-se o título do artigo(Português - Inglês), nome do(s) autor(es), a instituição a que pertence(m), e-mail (de todos os autores), agência de fomento.

  • OS TRABALHOS ENVIADOS DEVEM APRESENTAR OBRIGATORIAMENTETÍTULO(Português - Inglês), Resumo(Português - Inglês)e Palavras-chave(Português - Inglês). Os trabalhos que não se enquadrarem neste requísito serão devolvidos aos autores para realizarem as adequações a esta norma.
  • A redação científica deve ser clara e direta não deixando margens a interpretações diferentes do que se deseja comunicar.
  • Devem ser evitadas as expressões vulgares, coloquiais e ambíguas.
  • Recomenda-se, na linguagem científica, que se use a terceira pessoa do singular e voz passiva. Devem ser evitadas as expressões taxativas, utilizando-se afirmações ou negações que sejam consequências do raciocínio ou de inferências lógicas dos dados analisados.
  • Parágrafos curtos são mais recomendáveis numa redação científica.
  • Trabalhos que envolvam a coleta e retirada de animais silvestres de ambientes naturais, devem ser acompanhados de licença de liberação de autorização para sua execução.

Idioma

A REINPG aceita aceita submissõespreferencialmente em Inglês, podendo receber também em Espanhol e Português.Recomenda-se fortemente a submissão de artigos em inglês para que tenha uma disseminação maior e consequentemente maior impacto na área.Artigos em inglês podem seguir ou o estilo e grafia “americana” ou o “britânica”, entretanto os autores devem ser consistentes ao longo do texto.

Se o manuscrito redigido em português for aceito para publicação, caso deseje,o autor poderá traduzir a versão aprovada para a língua inglesa. A tradução deverá ser feita por especialista no idioma e com conhecimento dos termos técnicos da área, o que deve ser comprovado por meio de uma declaração ou certificação do tradutor atestando o serviço.

Caso o autor se interesse, a Revista pode indicar empresas especializadas no serviço. Destaca-se que a REINPG não tem parceria com essas empresas, ficando a decisão de contratar o serviço a critério do autor.


POLÍTICA CONTRA PLÁGIO E MÁS-CONDUTAS EM PESQUISA

Com o objetivo de manter a qualidade das publicações e garantir a integridade dos conteúdos que são veiculados pela REINPG, sugerimos que os autores visitem o sítio do Comitê de ética em Publicação, o COPE (Committee on Publication Ethics), disponível em: http://publicationethics.org, onde é possível obter mais informações sobre identificação de plágio, fraudes e possíveis violações de ética.

Antes de serem designados para a avaliação cega por pares, todos os manuscritos são submetidos a ferramentas capazes de detectar plágio. As ferramentas utilizadas são http://www.docxweb.com/ e http://copyspider.com.br/main/pt-br

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

 

Declaração de Direito Autoral

Os direitos autorais dos artigos publicados serão transferidos à REINPG, permitindo sua posterior reprodução como transcrição e com devida citação de fonte. No caso de aceitação e antes da publicação do artigo, o(s) autor(es) deverá(ão) redigir uma declaração transferindo formalmente os direitos autorais à revista.

O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REINPG.

Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por este periódico, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

A Revista Interdisciplinar de Pós-Graduação daUniAraguaia se compromete a não monitorar ou divulgar informações sobre o acesso do usuário, a menos que seja obrigado a fazê-lo mediante ordem judicial.