A IMPORTÂNCIA DAS FERRAMENTAS DA DOCÊNCIA NO ENSINO DE ENGENHARIA CIVIL

Lucas Spineli Santana, Isabelle Rocha Arão

Resumo


O presente trabalho apresenta um estudo acerca da importância da aplicação das ferramentas da docência pelo professor, para proporcionar uma melhor formação dos alunos nos cursos de engenharia civil.Tendo como objetivo geral da pesquisa que consiste em demonstrar e compreender a importância da aplicação das ferramentas da docência nos cursos de engenharia civil.A metodologia adotada para este trabalho foi de caráter qualitativo e exploratório, com levantamento de dados feito por meio da aplicação de um questionário elaborado pelo próprio autor aos docentes do curso de graduação em engenharia civil, de duas Instituições de Ensino Superior privadas da cidade de Goiânia. Os resultados obtidos mostraram que ainda tem muito a se desenvolver sobre a utilização das ferramentas didáticas, a maioria dos professores ainda tem uma visão muito tradicionalista, focando muito na técnica e prática, embora alguns já reconheçam a necessidade de aulas mais dinâmicas e buscam aperfeiçoamento e formação no campo da docência. Conclui-se que o ensino de engenharia civil vem evoluindo, os professores estão tomando consciência de que o processo de ensino-aprendizagem não se dá somente de maneira prática e tecnicista. Mesmo com os desafios e resistências observados, tem-se constatado que é possível aplicar ferramentas facilitadoras do processo de construção do saber no curso de engenharia civil.

Texto completo:

Art_8

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista Interdisciplinar de Pós-graduação da UniAraguaia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

REINPG - Revista Interdisciplinar da Pós-Graduação do Centro Universitário Araguaia - ISSN: 2595-9646