COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ALGUNS APONTAMENTOS GERAIS

CLAUDIONOR RENATO DA SILVA

Resumo


A presente pesquisa foi realizada junto a uma coordenadora pedagógica de uma escola de educação infantil do estado de São Paulo. O tema se insere nos estudos da gestão democrática e a figura do coordenador pedagógico. A problemática: quais as relações estabelecidas com os professores, as crianças e os pais/responsáveis, no dia a dia de uma coordenação pedagógica na educação infantil? De que modo, essas relações dialogam com o referencial teórico sobre a gestão democrática e a figura do coordenador pedagógico? O objetivo é identificar essas relações por meio de relatos de acompanhamento de uma coordenadora pedagógica de uma escola de educação infantil, que, inclui também um questionário aplicado a uma outra coordenadora pedagógica de outra escola de educação infantil. A metodologia de coleta de dados é a produção de diários de campo da coordenadora, participante de uma pesquisa do autor e um questionário aplicado a uma outra coordenadora pedagógica, convidada a participar do projeto de pesquisa. Os resultados apresentam uma relação afetiva e respeitosa do coordenador pedagógico junto aos pares professores, às crianças e aos pais/responsáveis. Conclui-se a pesquisa com apontamentos gerais para continuidades de investigação sobre a gestão democrática na educação infantil, no papel cotidiano do coordenador(a) pedagógico(a).


Palavras-chave


coordenação pedagógica; gestão democrática

Texto completo:

Vol2-1-art-3

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista Interdisciplinar de Pós-graduação da UniAraguaia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

REINPG - Revista Interdisciplinar da Pós-Graduação do Centro Universitário Araguaia - ISSN: 2595-9646