Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- Os artigos submetidos à revista Uniaraguaia deverão ter no máximo 6 (seis) autores. Uma vez submetido o artigo, nenhuma alteração de autoria poderá ser feita (inclusão, exclusão ou substituição de nomes).
- Prezados autores, para que seu trabalho seja publicado na REVISTA UNIARAGUAIA e seja automaticamente atualizado e reconhecido no mundo todo, faça seu cadastro ORCID e insira o código identificador em seu CADASTRO NA REVISTA UNIARAGUAIA, pois em um único local todas as suas publicações, e, através da integração com outros identificadores (Researcher ID, Scopus ID, Crossref DOI, etc) serão agrupadas.
- O arquivo de submissão está no formato Microsoft Word. Em página de rosto, título do artigo (português-inglês), nome do(s) autor(es), instituição a que pertence (m), e-mail (de todos os autores), agência de divulgação.
- Os trabalhos enviados deverão apresentar título (português - inglês), resumo (português - inglês) e palavras-chave (português - inglês). Os trabalhos que não se enquadrarem neste requisito serão devolvidos aos autores para realização dos ajustes nesta Norma.
- O trabalho deverá ter no máximo 25 páginas. O número de páginas deve incluir tabelas, figuras e bibliografia.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação em outra revista; Caso contrário, deverá ser justificado em “comentários ao editor”.
- Quando disponíveis, serão fornecidos URLs para referências.
- O texto está em espaço simples; Use uma fonte de 12 pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços (URL)); As figuras e tabelas são inseridas no texto e não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas diretrizes para autores na página da revista.
- As obras que envolvam coleta e retirada de animais silvestres de ambientes naturais, deverão ser acompanhadas de licença para liberação de autorização para sua execução.
- Deve-se evitar a citação de monografias, dissertações, teses, resumos e artigos completos publicados em anais de eventos. Sempre que houver um número de DOI (Digital Object Identifier), indicá-lo ao final da referência. No caso de artigos sem DOI, mas disponíveis em endereços eletrônicos de revistas de livre acesso, indicar o link (Disponível em: link) ao final da referência.
Artigos
Segundo a NBR 6022/2003a da ABNT, existem três tipos de artigos. Assim, de acordo com a característica da análise elaborada pelo pesquisador, o artigo pode ter a seguinte distinção:
Artigo Teórico: Apresenta uma argumentação favorável ou desfavorável a uma determinada visão de realidade.
Artigo Analítico: O pesquisador elabora uma análise de cada componente pertencente ao assunto procurando fazer uma relação com o todo.
Artigo Classificatório: Busca estabelecer uma classificação das características de um certo tema explicitando as suas partes.
Editorial
O editorial é um tipo de texto utilizado na imprensa, especialmente em jornais e revistas, que tem por objetivo informar, mas sem obrigação de ser neutro, indiferente. Então, a objetividade e imparcialidade não são características dessa tipologia textual, uma vez que o redator dispõe da opinião do jornal sobre o assunto narrado. Logo, os acontecimentos são relatados sob a subjetividade do repórter, de modo que evidencie a posição da mídia, ou seja, do grupo que está por trás do canal de comunicação. Assim, podemos dizer que o editorial é um texto mais opinativo do que informativo. O editorial possui um fato e uma opinião. O fato informa o que aconteceu e a opinião transmite a interpretação do que aconteceu.
Comunicações Breves
Resumos
Consiste na condensação de um texto mantendo suas ideias fundamentais. Nesse sentido, o leitor deve permanecer fiel às ideias do autor. Isso não significa que ele irá tão somente transcrevê-las, pelo contrário, ele precisa, com as palavras do seu próprio vocabulário, expressar a mensagem transmitida pelo autor. Em suma, trata-se de expor, em geral em um único bloco, as ideias principais contidas no texto.
Ponto de Vista
É a escolha de um contexto ou referência (ou o resultado desta escolha) de onde se parte o senso, a categorização, a medição ou a codificação de uma experiência, tipicamente pela comparação com outra. A ideia básica que une todos estes significados da palavra perspectiva é o de que a experiência humana é relativizada de acordo com o ponto de vista de onde ela é vivenciada. Costuma-se chamar uma visão de mundo como a perspectiva com a qual um indivíduo, uma comunidade ou uma sociedade enxergam o mundo e seus problemas em um dado momento da história, reunindo em si uma série de valores culturais e o conhecimento acumulado daquele período histórico em questão.
Resenha
Resenha é um resumo crítico. Nesse sentido, ela admite julgamentos, avaliações, conexões com outros autores e comentários pessoais, mas fundamentados teoricamente, por isso, o leitor não deve pretender criticar sem antes fazer um estudo minucioso da matéria que será objeto de recensão.
Ensaio
O desenvolvimento desse texto dissertativo é elaborado com base nas próprias ideias ou de outrem, como fundamentação teórica, a partir de um estudo aprofundado sobre um tema bem delimitado. A redação do ensaio deve sustentar-se, basicamente, na memória e/ou no recurso da paráfrase. Dessa forma, se o produtor do texto desejar comprovar a sua argumentação, deve fazer citações, preferencialmente, indiretas. Já que se refere a um ensaio, a redação precisa obedecer um certo limite de parágrafos a fim de que não se transforme num artigo. Assim, o Ensaio necessita conter, aproximadamente, 10 (dez) a 12 (doze) parágrafos. Por ser um texto com uma linguagem mais técnica, deve-se produzi-lo atendendo as exigências da ciência, isto é, com uma linguagem referencial. Quanto à pessoa verbal, segundo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT (2002), é preciso que se utilize a terceira pessoa do singular ou, então, a primeira pessoa do plural.
Declaração de Direito Autoral
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por este periódico, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
A Revista Eletrônica UniAraguaia se compromete a não monitorar ou divulgar informações sobre o acesso do usuário, a menos que seja obrigado a fazê-lo mediante ordem judicial.