Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista REVISTA UNIARAGUAIA?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A partir de janeiro de 2019, exige-se a titulação mínima de MESTRE para um dos autores do trabalho submetido a avaliação e os demais autores devem ser no mínimo GRADUADOS. Para a submissão também serão aceitos manuscritos elaborados em coautoria com pesquisadores doutores vinculados a instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais.

Os editores podem decidir sobre a pertinência em abrir o processo editorial para o manuscrito proposto, fundamentando-se nos os seguintes critérios: vínculo com o foco e escopo da revista, apresentando originalidade, clareza do argumento central, conclusões baseadas em investigações sistemáticas e adequação nas normas submissão de manuscritos.

A comunicação sobre os resultados de um trabalho exige uma redação própria de divulgação, visando dessa forma, alcançar o público alvo. Para cada uma das formas de divulgação existem normas padronizadas para facilitar a correção e diagramação do artigo para publicação, uma vez que o fato de um trabalho não estar redigido modo adequado determina inevitavelmente em atraso para sua aceitação e publicação, independentemente de seu mérito científico.

Segundo a NBR 6022/2018 da ABNT, existem três tipos de artigos. Assim, de acordo com a característica da análise elaborada pelo pesquisador, o artigo pode ter a seguinte distinção:

Artigo de Revisão: parte de uma publicação que resume analisa e discute informações já publicadas.

Artigo Original: parte de uma publicação que apresenta temas ou abordagens originais.

Artigo Técnico e/ou científico: parte de uma publicação, com autoria declarada de natureza técnica e/ou científica.

Editorial: responsabilidade do(s) editor(es). Este texto deve ter, no máximo, 3.500 caracteres.

Comunicações Breves:São manuscritos curtos contendo entre 2000 e 2500 palavras, incluindo todas as partes, do título às referências. Admite-se a inclusão de uma tabela ou uma figura e no máximo cinco referências. Esta categoria de artigos é particularmente adequada para a divulgação de: a) resultados preliminares de projetos de pesquisa cuja relevância recomende sua imediata publicação; b) resultados obtidos por estudos de campo ou por levantamentos de dados secundários envolvendo pequena complexidade metodológica e elenco restrito de variáveis, mas que mostrem alta relevância; c) hipóteses inéditas de relevância. A apresentação das comunicações breves deve acompanhar as mesmas normas exigidas para artigos originais, exceto pelo resumo, que não deverá ser estruturado e que não poderá exceder 100 palavras. Da mesma forma que para os demais manuscritos, o trabalho enviado para a seção Comunicações Breves também será submetida a julgamento pelos pares e terá o mesmo nível de indexação dos demais artigos.

Resenhas: análise crítica de livro relacionado ao campo temático da revista, publicado nos últimos dois anos, com, no máximo, 10.000 caracteres. Os autores devem anexar, como documento suplementar, uma reprodução de alta definição da capa do livro resenhado.

Ponto de Vista:é a escolha de um contexto ou referência (ou o resultado desta escolha) de onde se parte o senso, a categorização, a medição ou a codificação de uma experiência, tipicamente pela comparação com outra. A idéia básica que une todos estes significados da palavra perspectiva é o de que a experiência humana é relativizada de acordo com o ponto de vista de onde ela é vivenciada. Costuma-se chamar uma visão de mundo como a perspectiva com a qual um indivíduo, uma comunidade ou uma sociedade enxergam o mundo e seus problemas em um dado momento da história, reunindo em si uma série de valores culturais e o conhecimento acumulado daquele período histórico em questão.

Resumos:Consiste na condensação de um texto mantendo suas ideias fundamentais. Nesse sentido, o leitor deve permanecer fiel às ideias do autor. Isso não significa que ele irá tão somente transcrevê-las, pelo contrário, ele precisa, com as palavras do seu próprio vocabulário, expressar a mensagem transmitida pelo autor. Em suma, trata-se de expor, em geral em um único bloco, as ideias principais contidas no texto.

Ensaio:O desenvolvimento desse texto dissertativo é elaborado com base nas próprias ideias ou de outrem, como fundamentação teórica, a partir de um estudo aprofundado sobre um tema bem delimitado. A redação do ensaio deve sustentar-se, basicamente, na memória e/ou no recurso da paráfrase. Dessa forma, se o produtor do texto desejar comprovar a sua argumentação, deve fazer citações, preferencialmente, indiretas. Já que se refere a um ensaio, a redação precisa obedecer um certo limite de parágrafos a fim de que não se transforme num artigo. Assim, o Ensaio necessita conter, aproximadamente, 10 (dez) a 12 (doze) parágrafos. Por ser um texto com uma linguagem mais técnica, deve-se produzi-lo atendendo as exigências da ciência, isto é, com uma linguagem referencial. Quanto à pessoa verbal, segundo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT (2002), é preciso que se utilize a terceira pessoa do singular ou, então, a primeira pessoa do plural.

Informações para SUBMISSÃO NO SISTEMA (OJS)

Para submeter:

1) acesse o sistema com login e senha;

2) se necessário clique na aba Página do Usuário no alto da página e,

3) na linha Autor, clique em [Nova submissão]. Abre-se a página com o Passo 1. A partir daí, é só seguir as instruções na tela. ATENÇÃO:

No “Passo 3. Metadados da submissão (Indexação)” do processo, as informações destacadas abaixo devem ser preenchidas, para todos os autores, conforme orientação abaixo:

a) Nome, nome do meio e sobrenome: colocar o nome completo, sem abreviações, correspondente a cada campo.

b) E-mail: e-mail de contato do autor e que será posteriormente disponibilizado no arquivo final da publicação.

c) ORCID iD: campo opcional, para o autor inserir seu identificador ORCID, caso desejado.

d) URL: neste campo pode-se colocar o endereço do Currículo Lattes (ex. http://lattes.cnpq.br/4038470820319711), ou outro link para o Currículo do Autor ou, ainda, deixar em branco.

e) Instituição/Afiliação: vínculo institucional do Autor.

f) País: país do vínculo institucional.

g) Resumo da Biografia: indicar a formação do autor (área e instituição em que concluiu o respectivo curso) da graduação e da última titulação (indicando se especialização, mestrado ou doutorado).

Considerações Importantes

  • Os artigos submetidos à REVISTA UNIARAGUAIA devem ter no máximo 6 (seis) autores. Uma vez que o artigo for submetido, não poderá ser realizada nenhuma alteração de autoria (inclusão, exclusão ou substituição de nomes).

  • Prezados autores, para que seu trabalho seja publicado na REVISTA UNIARAGUAIA e seja automaticamente atualizado e reconhecido no mundo todo, faça seu cadastro ORCID e insira o códigoidentificador em seu CADASTRO NA REVISTA UNIARAGUAIA, pois em um único local todas as suas publicações, e, através da integração com outros identificadores (Researcher ID, Scopus ID, Crossref DOI, etc) serão agrupadas.

  • O artigo deve ser enviado somente pelo site da Revista (https://sipe.uniaraguaia.edu.br/index.php/REVISTAUNIARAGUAIA/index), mediante cadastro de um dos autores, para ser submetido a análise.
  • A identificação dos autores é feita através da Submissão eletrônica do texto no Portal, preenchendo todos os campos, inclusive, os de coautoria, de modo que a identificação de autoria não deve ser feita no documento do texto a ser anexado. Nos campos de preenchimento de autores e coautores há espaços que devem ser preenchidos, como nomes completos dos autores, filiação institucional, sinopse curricular (dados sobre a formação acadêmica, afiliação institucional e principal publicação. Até 150 palavras), endereço postal para correspondência e endereço eletrônico.
  • Os editores podem decidir sobre a pertinência em abrir o processo editorial para o manuscrito proposto, fundamentando-se nos os seguintes critérios: vínculo com o foco e escopo da revista, apresentando originalidade, clareza do argumento central, conclusões baseadas em investigações sistemáticas e adequação nas normas submissão de manuscritos.

  • é importante ressaltar que pesquisas feitas com animais devem citar a aprovação da pesquisa pelo Comitê de ética em Pesquisas com Animais da instituição onde o trabalho foi realizado. A falta dessa aprovação impede a publicação do artigo.

  • Os manuscritos selecionados para o processo editorial serão enviados para dois revisores. O processo de avaliação será anônimo e o Conselho Editorial procederá à seleção final da publicação.

  • Todos os manuscritos devem ser enviados em Word. Em uma página de rosto deve apresentar-se o título do artigo (Português - Inglês), nome do(s) autor(es), a instituição a que pertence(m), e-mail (de todos os autores), agência de fomento.

  • OS TRABALHOS ENVIADOS DEVEM APRESENTAR OBRIGATORIAMENTE TÍTULO (Português - Inglês), Resumo (Português - Inglês) e Palavras-chave (Português - Inglês). Os trabalhos que não se enquadrarem neste requísito serão devolvidos aos autores para realizarem as adequações a esta norma.
  • Os trabalhos devem ter nomáximo 25 páginas. O número de páginas deve incluir tabelas, figuras e bibliografia citada.
  • A redação científica deve ser clara e direta não deixando margens a interpretações diferentes do que se deseja comunicar.
  • Devem ser evitadas as expressões vulgares, coloquiais e ambíguas.
  • Recomenda-se, na linguagem científica, que se use a terceira pessoa do singular e voz passiva. Devem ser evitadas as expressões taxativas, utilizando-se afirmações ou negações que sejam consequências do raciocínio ou de inferências lógicas dos dados analisados.
  • Parágrafos curtos são mais recomendáveis numa redação científica.
  • Trabalhos que envolvam a coleta e retirada de animais silvestres de ambientes naturais, devem ser acompanhados de licença de liberação de autorização para sua execução.
  • Deve-se evitar a citação de monografias, dissertações, teses, resumos e artigos completos publicados em anais de eventos. Sempre que houver um número de DOI (Digital Object Identifier), indicá-lo ao final da referência. No caso de artigos sem DOI, mas disponíveis em endereços eletrônicos de revistas de livre acesso, indicar o link (“Disponível em: link”) ao final da referência.

Formatação do Artigo

O artigo deverá seguir as normas da ABNT: NBR 10520/2023 - Citações em documentos. ABNT: NBR 6028/2021 – Elaboração de Resumos. ABNT: NBR 6023/2018 - Referências de artigos científicos.

Formato

O arquivo deverá estar no formato ‘.doc` ou ‘.docx` (documento texto), e obedecer às seguintes formatações:

Os textos devem ser apresentados em papel branco, formato A4 (21,0 cm x 29,7 cm).

Fonte e cor: Arial ou Times New Roman, sempre na cor preta

Tamanho da letra:

i. 12 pts para corpo do texto.

ii. 11 pts para citações longas.

iii. 10 pts para notas de rodapé.

Margem

As folhas devem apresentar margem esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2,0 cm.

Espacejamento

Todo texto deve ser digitado com espaço SIMPLES nas entrelinhas.

Parágrafo da Primeira linha de cada parágrafo deve ter 1,25 cm.

As citações longas, as notas e os resumos devem ser digitados em espaço simples.

As referências bibliográficas devem ser digitadas em espaço 1,5 nas entrelinhas.

Paginação

A numeração é colocada, a partir da primeira folha da parte textual, em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha.

Parágrafos

Os parágrafos, segundo as normas ABNT, devem ser justificados (alinhados pela margem esquerda e direita).

Idioma

A REVISTA UNIARAGUAIA aceita submissões preferencialmente em Inglês, podendo receber também em Espanhol e Português. Recomenda-se fortemente a submissão de artigos em inglês para que tenha uma disseminação maior e consequentemente maior impacto na área.Artigos em inglês podem seguir ou o estilo e grafia “americana” ou o “britânica”, entretanto os autores devem ser consistentes ao longo do texto. Caso o artigo seja aprovado para publicação, após parecer dos revisores, os próprios autores deverão providenciar a tradução e correção gramatical e linguística do artigo.

Se o manuscrito redigido em português for aceito para publicação, caso deseje, o autor poderá traduzir a versão aprovada para a língua inglesa. A tradução deverá ser feita por especialista no idioma e com conhecimento dos termos técnicos da área, o que deve ser comprovado por meio de uma declaração ou certificação do tradutor atestando o serviço.

Os próprios autores serão responsáveis pela tradução e revisão linguística que deverá ser feita por empresas certificadas, preferivelmente uma das indicadas pela revista, conforme lista abaixo:

Enago - http://www.enago.com.br/forjournal/

Proof-reading.com http://www.proof-reading-service.com/en/

Global Edico http://www.globaledico.com/

Ready to Pub readytopub.com

[Edanzhttp://www.edanzediting.com]

[American Journal Expresshttp://www.journalexperts.com/]

[BioMed Proofreadinghttp://www.biomedproofreading.com]

[Bioedit Scientific Editinghttp://www.bioedit.co.uk/]

[JournalPrephttp://www.journalprep.com]

[Paulo Boschcov -[email protected];[email protected]]

Editage :http://www.editage.com.br/

 

Declaração de Direito Autoral

O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.

Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.

Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:

a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por este periódico, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

A Revista Eletrônica UniAraguaia se compromete a não monitorar ou divulgar informações sobre o acesso do usuário, a menos que seja obrigado a fazê-lo mediante ordem judicial.