Submissões Online
Já possui um login/senha de acesso à revista REVISTA UNIARAGUAIA?
Acesso
Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro
O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
- Titulação mínima de MESTRE para um dos autores do trabalho submetido a avaliação e os demais autores devem ser no mínimo GRADUADOS.
- Os artigos submetidos à REVISTA UNIARAGUAIA devem ter no máximo 6 (seis) autores. Uma vez que o artigo for submetido, não poderá ser realizada nenhuma alteração de autoria (inclusão, exclusão ou substituição de nomes).
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word. Em uma página de rosto deve apresentar-se o título do artigo (Português - Inglês), nome do(s) autor(es), a instituição a que pertence(m), e-mail (de todos os autores), agência de fomento.
OS TRABALHOS ENVIADOS DEVEM APRESENTAR OBRIGATORIAMENTE Título (Português - Inglês), Resumo (Português - Inglês) e Palavras-chave (Português - Inglês). Os trabalhos que não se enquadrarem neste requisito serão devolvidos aos autores para realizarem as adequações a esta norma.
Os trabalhos devem ter no máximo 25 páginas. O número de páginas deve incluir tabelas, figuras e bibliografia citada.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
- O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12 pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços (URL)); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores na página Sobre a Revista.
- Trabalhos que envolvam a coleta e retirada de animais silvestres de ambientes naturais, devem ser acompanhados de licença de liberação de autorização para sua execução.
Templates de layout REVISTA UNIARAGUAIA
Estrutura do Artigo
TÍTULO
A escolha do título de um artigo científico requer bastante cuidado por parte do seu autor, pois ele objetiva, principalmente, atrair o leitor. Nesse sentido, ele tem de ser revestido de muita atenção e, assim, dentre todos os títulos propostos provisoriamente, o pesquisador escolherá aquele que melhor se identificar com o conteúdo. Para tanto, ele precisa ser criativo, não muito extenso e realmente instigar a curiosidade do leitor. Além disso, é pertinente que o escritor não se esqueça que o título não pode conter construções com sequência de sujeito, verbo e complemento.
Autor(es)
Em um artigo científico o nome completo do(s) autor(es) apresenta-se logo abaixo do título e à direita.
É preciso que se utilize um número ou, então, asterisco logo após o nome do autor, ou dos autores quando a produção não for individual. Essa providência faz-se necessária para que o autor ou autores sejam identificados no rodapé da primeira página.
Tal identificação possibilita que o leitor saiba quem é ou quem são os autores do artigo. Deve conter a formação profissional ou outro curso ou, ainda, a atividade do autor, porém, desde que haja ligação com o tema do artigo. Além disso, se necessário, inserir a instituição onde o autor exerce suas atividades.
RESUMO
O resumo, cujas normas são definidas pela ABNT na NBR 6028 (2021). O resumo deve ressaltar sucintamente o conteúdo de um texto. O resumo deve ser composto por uma sequência de frases concisas em parágrafo único, sem enumeração de tópicos. Em documento científico, recomenda-se o resumo informativo. Usar o verbo na terceira pessoa.
Quanto a extensão, recomenda que os artigos científicos devem conter de 100 a 250 palavras.
ABSTRACT
Consists of condensing a text while maintaining its fundamental ideas. In this sense, the reader must remain faithful to the author's ideas. This does not mean that he will only transcribe them, on the contrary, he needs, with the words of his own vocabulary, to express the message conveyed by the author. In short, it is a matter of exposing, in general in a single block, the main ideas contained in the text.
As for extension, it recommends that scientific articles should contain up to 250 (two hundred and fifty) words.
TEXTO
O corpo principal do trabalho deverá ser dividido em Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão e Referências Bibliográficas. O título de cada uma das seções deverá estar centralizado e escrito em caixa alta. Subseções, quando houver, deverão ter seus títulos alinhados à margem esquerda e escritos em minúsculas. Os relatos deverão basear-se nas técnicas mais avançadas e apropriadas à pesquisa. Quando apropriado, deverá ser atestado que a pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Biossegurança da Instituição.
As equações deverão ser editadas utilizando software compatível com o editor de texto.
As citações deverão seguir as normas da ABNT: NBR 10520/2023.
INTRODUÇÃO
A introdução é o elemento textual que comunica o assunto ao leitor, por isso ela é a sua porta de entrada. Ela deve explicitar o tema, o(s) objetivo (s) de forma a situar o leitor no texto. Nesse sentido, os termos e os conceitos nela apresentados devem revestir-se de bastante precisão, a fim de se evitar introduções vagas ou, então, confusas. Além da criatividade e originalidade imprescindíveis a ela, a introdução deve refletir exatamente as intenções do trabalho.
MATERIAL E MÉTODOS
Devem conter, de forma resumida e clara, informações suficientes para explicar os procedimentos realizados e permitir que o estudo seja repetido por outros pesquisadores. Técnicas padronizadas bastam ser referenciadas. As unidades de medidas e as suas abreviações seguirão o Sistema Internacional e, quando necessário, deve constar uma lista com as abreviaturas utilizadas.
RESULTADOS
Devem indicar uma descrição concisa sobre as informações descobertas, com o mínimo julgamento pessoal. Não repetir no texto todos os dados contidos em tabelas e figuras. Números (dígitos) devem estar separados de unidades por um espaço. Por exemplo, 60 °C e NÃO 60°C, exceto para percentagem (p.exe, 5% e NÃO 5 %). Utilizar unidades e símbolos do sistema internacional e simbologia exponencial. Por exemplo: cmol kg-1 em vez de meq/100g.
DISCUSSÃO
Deve limitar-se ao significado dos resultados e relacioná-los às informações existentes, preferencialmente, mais recentes. Somente citações indispensáveis devem ser incluídas. Deve ser dada ênfase sobre novas informações. Novas hipóteses devem ser claramente identificadas. Conclusões devem ser suportadas por fatos ou dados. Subdivisões são possíveis.
Ao critério dos autores, os resultados e discussão podem ser apresentados em conjunto.
CONCLUSÃO
A conclusão é o elemento textual que finaliza toda a argumentação. Nesse momento o autor expõe as suas deduções e/ou inferências, buscando fazer uma ligação com os argumentos expostos no texto. Trata-se de uma retomada dos conceitos apresentados tanto na introdução como no desenvolvimento, mas não uma repetição. Em outras palavras, é a fase de “[...] dedução lógica, baseada e fundamentada no texto, de forma resumida” (LAKATOS; MARCONI, 2010, p. 259). Enfim, a conclusão procura destacar os resultados obtidos na pesquisa.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
As referências bibliográficas, obrigatoriamente, fazem parte dos elementos pós-textuais. Elas devem ser apresentadas em ordem alfabética e seguirem rigorosamente a NBR 6023:2018 da ABNT.
As referências devem ser elaboradas em espaço simples, alinhadas à margem esquerda do texto e separadas entre si por uma linha em branco de espaço simples. Quando aparecerem em notas de rodapé, devem ser alinhadas à margem esquerda do texto e, a partir da segunda linha da mesma referência, abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma a destacar o expoente e sem espaço entre elas.
Os elementos essenciais devem refletir os dados do documento referenciado. Informações acrescidas devem seguir o idioma do texto em elaboração e não do documento referenciado.
Para documentos online, além dos elementos essenciais e complementares, deve-se registrar o endereço eletrônico, precedido da expressão Disponível em:, e a data de acesso, precedida da expressão Acesso em:.
As referências, ordenadas em uma única lista, devem ser padronizadas quanto ao recurso tipo- gráfico e à adoção dos elementos complementares. O recurso tipográfico (negrito, itálico ou sublinhado) utilizado para destacar o elemento título deve ser uniforme em todas as referências. Isso não se aplica às obras sem indicação de autoria, ou de responsabilidade, cujo elemento de entrada seja o próprio título, já destacado pelo uso de letras maiúsculas na primeira palavra, incluindo artigo (definido ou indefinido) e palavra monossilábica iniciais (se houver).
Ao optar pelo uso de elementos complementares, estes devem ser incluídos em todas as referências do mesmo tipo de documento.
5. Notas Científicas
As notas científicas devem ser redigidas em sequência única, sem a separação em tópicos; porém, devem conter Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão. São aceitáveis até duas figuras e duas tabelas. Agradecimentos podem ser fornecidos, sem cabeçalho, como o último parágrafo do texto. Literatura Citada, legendas de figuras, tabelas e figuras. Estes itens seguem a forma e sequência descrita para artigos.
Declaração de Direito Autoral
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por este periódico, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
A Revista Eletrônica UniAraguaia se compromete a não monitorar ou divulgar informações sobre o acesso do usuário, a menos que seja obrigado a fazê-lo mediante ordem judicial.