Dossiê “DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS EM TEMPOS DE COVID-19”

O presente dossiê - DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS EM TEMPOS DE COVID-19” – é uma proposta do grupo de pesquisadores que compõem a Redecentro – Rede de pesquisadores sobre professores(as) da Região Centro-Oeste/Brasil. A rede associa atualmente pesquisadores(as) de instituições públicas e particulares: Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Universidade de Uberaba (UNIUBE), Instituto Federal de Goiás (IFG), UniAraguaia Centro Universitário, que coletivamente discutem temáticas que envolvem os professores e sua prática de forma crítica e reflexiva.

A Redecentro, ao longo dos anos, busca consolidar-se como uma rede colaborativa de pesquisa que incentiva a produção de conhecimento, envolvendo no processo, estudantes de pós-graduação, de iniciação científica, professores(as) das redes de ensino, professores(as) do ensino superior, num movimento formativo que se preocupa com o posicionamento crítico e reflexivo, emancipatório e contra hegemônico de seus membros.

Mais recentemente, face à pandemia de Sars-Cov-II Covid-19, a Rede tem convivido com grandes mudanças nos processos formativos, o que oportuniza diversas lições a serem apreendidas. Como professores formadores, que tiveram seus trabalhos alterados na pandemia, presenciamos novas e variadas configurações, algumas problemáticas por causa de dificuldades – objetivas e subjetivas, outras exitosas e criativas, na configuração de formas que consolidaram, novos meios e intervenções tecnológicas, a continuidade dos processos formativos, o que merece reflexão e destaque.

Para a Redecentro, a análise dos impactos da pandemia COVID-19 nos processos formativos e em outras práticas dos professores(as), mostra-se tema relevante. E em função da premente possibilidade continuidade das ações pedagógicas em isolamento social, a centralidade ainda pretende ajudara a pensar e socializar, coletivamente, possíveis alternativas de enfrentamento dos problemas e dificuldades gerados pela pandemia.

Dada a singularidade do momento, a Revista RENEFARA convida a comunidade acadêmica, o grupo de pesquisadores da Redecentro e demais interessados, a publicar no dossiê “DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS EM TEMPOS DE COVID-19”, cuja principal finalidade será divulgar resultados de pesquisas, de estudos teóricos, de experêcias formativas, resenhas, e entrevistas, que versem sobre a temática.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:

30.05.21 - Prazo final para recebimento de artigos
30.06.21 - Avaliação e Emissão de pareceres
30.07.21 - Envio da versão final dos artigos
30.08.21 - Publicação do dossiê – Vol. 16 nº 2 (Maio/Agosto)

ORGANIZADORES:

Profª Drª Solange Magalhães (UFG)
Profª. Mª. Rita de Cássia R. Del Bianco (UniAraguaia)
Profª Mª Amanda Oliveira Magalhães (UniAraguaia)
Prof. Dr. José Firmino de Oliveira Neto (UniAraguaia)
Prof. Dr. Milton Gonçalves da Silva Junior (UniAraguaia)