O presente dossiê - DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS EM TEMPOS DE COVID-19” – é uma proposta do grupo de pesquisadores que compõem a Redecentro – Rede de pesquisadores sobre professores(as) da Região Centro-Oeste/Brasil. A rede associa atualmente pesquisadores(as) de instituições públicas e particulares: Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Universidade de Uberaba (UNIUBE), Instituto Federal de Goiás (IFG), UniAraguaia Centro Universitário, que coletivamente discutem temáticas que envolvem os professores e sua prática de forma crítica e reflexiva. A Redecentro, ao longo dos anos, busca consolidar-se como uma rede colaborativa de pesquisa que incentiva a produção de conhecimento, envolvendo no processo, estudantes de pós-graduação, de iniciação científica, professores(as) das redes de ensino, professores(as) do ensino superior, num movimento formativo que se preocupa com o posicionamento crítico e reflexivo, emancipatório e contra hegemônico de seus membros. Mais recentemente, face à pandemia de Sars-Cov-II Covid-19, a Rede tem convivido com grandes mudanças nos processos formativos, o que oportuniza diversas lições a serem apreendidas. Como professores formadores, que tiveram seus trabalhos alterados na pandemia, presenciamos novas e variadas configurações, algumas problemáticas por causa de dificuldades – objetivas e subjetivas, outras exitosas e criativas, na configuração de formas que consolidaram, novos meios e intervenções tecnológicas, a continuidade dos processos formativos, o que merece reflexão e destaque. Para a Redecentro, a análise dos impactos da pandemia COVID-19 nos processos formativos e em outras práticas dos professores(as), mostra-se tema relevante. E em função da premente possibilidade continuidade das ações pedagógicas em isolamento social, a centralidade ainda pretende ajudara a pensar e socializar, coletivamente, possíveis alternativas de enfrentamento dos problemas e dificuldades gerados pela pandemia. Dada a singularidade do momento, a Revista RENEFARA convida a comunidade acadêmica, o grupo de pesquisadores da Redecentro e demais interessados, a publicar no dossiê “DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS EM TEMPOS DE COVID-19”, cuja principal finalidade será divulgar resultados de pesquisas, de estudos teóricos, de experiências formativas, resenhas, e entrevistas, que versem sobre a temática. |