EDUCAÇÃO E SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA

Maria Auxiliadora Monteiro de Oliveira, JUSSARA BUENO DE Queiroz PASCHOALINO, Amauri Carlos Ferreira

Resumo


Esse artigo tem por objetivo estabelecer uma reflexão sobre o binômio educação e saúde em tempos de pandemia. Há uma proximidade dessas duas áreas do saber no que se refere à relação com o outro, tendo na categoria do cuidado sua maior interseção. O aprendizado pela experiência coletiva e singular dessa situação de pandemia evidencia a necessidade de uma política pública efetiva de recursos para essas áreas. O caminho para essa reflexão, ao estar circunscrito à pandemia da Covid-19, explicitou a crise dos sistemas de saúde e da educação no descaso político de legitimação e confiabilidade dessas áreas, como também evidenciou o total despreparo do governo em lidar com questões cruciais de competência nacional e internacional. Os momentos de aprendizados pela situação limite de doença e morte configuram a consciência e o cuidado de se ter um corpo. A aprendizagem pela dor é traduzida na experiência singular e coletiva em um desfecho trágico que apresenta a partir de uma narrativa a ausência do outro. O resultado desse artigo para além de uma reflexão sobre a proximidade dessas áreas, no que se refere ao processo de aprendizagem, demonstra a incapacidade do poder público em compreender que, antes de realizar um discurso político, é preciso escutar o saber constituído e constituinte dessas áreas do saber que constituem pilares para a construção de uma sociedade.


Palavras-chave


Educação, Saúde, Política, Covid-19, Aprendizagem.

Texto completo:

Vol16-1-art-09


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Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



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