DOCÊNCIA SUPERIOR EM TEMPOS DE PANDEMIA: ESTUDO TRANSVERSAL SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PRÁTICA DOCENTE NA PROMOÇÃO DA SAÚDE E ATIVIDADES FÍSICAS DE ESCOLARES

Higor Silva de Jesus, Vanessa Marques de Souza, Célio Antônio de Paula Júnior

Resumo


Com a pandemia da doença causada pelo novo Corona vírus (COVID - 19), o Ministério da Educação (MEC) atendeu à solicitação feita pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e instruiu sobre o novo regime de aulas não presenciais que direcionou estudantes para o ensino remoto, com aulas não presenciais. Assim, o objetivo desse estudo foi analisar a promoção da prática de atividades físicas em tempos de pandemia de alunos do ensino fundamental II de instituições de ensino particular e pública, localizadas na cidade de Goiânia-GO. Como resultado da pesquisa, percebe-se que 58,8% dos estudantes pesquisados não tiveram aulas de Educação Física e que 29,4% não realizaram nenhum tipo de atividade física neste período de pandemia. Assim, conclui-se que a educação física escolar é o principal meio de acesso a atividade física para escolares, com isso a formação de professores de educação física devem abordar adaptações em tempos adversos, como na pandemia e, assim, despertar o interesse e interação desses alunos nas aulas de educação física, em situações adversas.


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VOL16-2-ART-07


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