A RECEPÇÃO CRÍTICA E A PERSPECTIVA CULTUROLÓGICA: PROPOSTA PARA ANÁLISE DE PRODUTOS AUDIOVISUAIS
Palavras-chave:
Recepção cinematográfica, mediações, circuito de culturaResumo
Partindo do pressuposto que o estudo da recepção especializada de produtos culturais pode revelar fatos desconhecidos sobre a sociedade em que estão inseridos, este artigo propõe a utilização do Circuito de Cultura como percurso teórico metodológico para a análise de críticas cinematográficas. Para tanto, utilizamos como referências os estudos de Johnson (2014), Bamba (2013), Canclini (1980) e Barbero (1987). Estes autores defendem a investigação de manifestações artísticas pelo viés culturalista por considerar que por meio das mediações é possível captar a comunicação a partir de seus nexos, dos lugares a partir dos quais se torna possível identificar a interação entre os espaços da produção e do consumo da comunicação.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado