OS IMPACTOS DE ORDEM PSICOLÓGICA NO OPERADOR DE TELEMARKETING

Lara Janice Pereira Carvalho, Helen Pereira dos Santos Soares, Isabelle Rocha Arão

Resumo


Na sociedade moderna, nos últimos anos primordialmente, o desenvolvimento das atividades envolvendo o setor de serviços têm se tornado um registro de marca na economia atual, cada vez mais sendo procurado em novas formas de organização do trabalho por suas peculiaridades próprias em função das características das organizações e das relações deste segmento os serviços de call center, têm obtido êxito e uma posição de maior destaque a cada ano que se passa. Assim sendo, destas atividades que se conhece pelo modo de teles serviço, que contabiliza contingente a uma cifra superior a 2 milhões de trabalhadores, o que expressa expectativas de empregabilidade e inserção profissional para uma determinada parcela da população. Deste modo, com um olhar mais prospecto para esta realidade, a análise cientifica deste trabalho, tem por finalidade, verificar de modo mais atento acerca do impacto psicológico do trabalho no operador de telemarketing, avaliando especialmente os aspectos que podem ser desencadeadores de sofrimento psíquico deste trabalhador. Assim, dado seguimento ao que se refere teorias da psicopatologia e da psicodinâmica do trabalho, foi realizada pesquisa exploratória, de caráter descritivo, a partir de estudos e pesquisas de caso, onde o questionário Job Satisfation Survey foi apresentado a operadores de telemarketing e aplicado, sendo que tais pesquisas demonstram acerca do teor psicológico dos seus operadores em dada empresa que presta serviços para empresas de comunicação e tecnologia. Os resultados advertem que os operadores estão sujeitados a múltiplos agentes causadores de sofrimento psíquico, como pressão por produtividade, controle exacerbado e falta de autonomia para executar suas atividades além da soma com uma multiplicidade de outros estresses da vida diária destes operadores. É preciso, pois, considerar a reiterada ocorrência de doenças ocupacionais e emocionais nestes trabalhadores oriundas de sofrimento psíquico que por inúmeras vezes, advém de modos do ambiente de trabalho noscall centers, o que tenta a uma análise apurada, mais incisiva e um estudo mais aprofundado acerca de possível intervenção na organização do trabalho, de modo a facultar que seja assegurada a saúde mental dos operadores de call Center nestas organizações.


Palavras-chave


Operador; Telemarketing; Call Center; Psicologia.

Texto completo:

VOL17-2-ART-9


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Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



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