RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM DIÁLOGO POSSÍVEL

Frances Laine Oliveira Damaceno, José Humberto Rodrigues dos Anjos, Eleno Marques de Araújo

Resumo


Este artigo, ancorado nos princípios da pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, discute as questões étnico-raciais na Educação Infantil, tendo como ponto de partida a prática pedagógica e os valores afro-brasileiros. Nesse sentido, toma como parâmetro a Lei 10.639/2003 que tornou obrigatório o ensino da história e da cultura afro-brasileira nas escolas de todo o país. Partindo da ideia de que os valores civilizatórios afro-brasileiros são modos de sustentar as práticas educativas antirracistas, estabelece-se um diálogo com Trindade (2010), e outros estudiosos que tomam como objeto o ensino das tradições e da cultura afro-brasileira para crianças. Passados 19 anos da aprovação da Lei 10.639/03, ainda existem muitos entraves sobre esse assunto que devem ser enfrentados na escola e na sociedade. Entre eles, pode-se destacar a falta/negação de conhecimento, a fragilidade das formações docente e, sobretudo, a manutenção do mito da democracia racial. No curso desse processo, o currículo e os materiais didáticos não são as únicas peças essenciais para a criação de uma educação com equidade, mas, principalmente, a construção de um pensamento que se oponha a ideia de uma África única, pobre e que não contribuiu com a história do conhecimento e da humanidade. Nesse panorama, o ensino de questões afro-brasileiras, desde a Educação Infantil é um forte aliado na construção de um novo pensamento, e de um outro projeto de sociedade.

Palavras-chave


Crianças. Práticas Pedagógicas. Antirracismo.

Texto completo:

VOL18-1-ART-2


Direitos autorais 2023 REVISTA UNIARAGUAIA

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



SalvarSalvarSalvarSalvar