REFLETINDO ACERCA DA VOZ DO PROFESSOR E DA NECESSIDADE DE UM PLANEJAMENTO ESPECÍFICO PARA SUA APLICABILIDADE EM SALA DE AULA.

Autores

  • Mônica Pereira de Oliveira Faculdade Araguaia

Palavras-chave:

formação, docente, saúde vocal, qualidade de vida

Resumo

A voz como instrumento de trabalho do professor, só é valorizada diante de sinais e sintomas e constituiconteúdo ainda ausente na maioria dos cursos de formação inicial e continuada. Compreender melhor ocomportamento vocal e o seu papel na comunicação oral é útil desde o simples fazer-se ouvir melhor até a suaplena utilização como recurso no trabalho docente e seus reflexos na interação com o aluno, no controle dadisciplina e na clareza e ênfase dos conteúdos e atividades. Por isso temos como objetivo com este artigocontribuir para a formação inicial e continuada do professor, refletindo acerca da comunicação oral e danecessidade de um planejamento espeífico para sua aplicabilidade em sala de aula. Concluímos, portanto, queos aspectos ambientais, organizacionais e emocionais, além da falta de percepção do professor e o abuso vocal,são potenciais fatores de riscos para a saúde vocal do docente, que podem repercutir na sua qualidade de vida.Podemos elencar ações para promoção de saúde desses profissionais da voz, tais como: oficinas desensibilização para a importância da voz no processo de ensinagem, vivências de aquecimento edesaquecimento vocal, programas de aprimoramento vocal, entre outras. Espera-se que este artigo possa trazercontribuições para a promoção da saúde e qualidade de vida do professor e instigar futuras reflexões epesquisas acerca do assunto abordado.

Biografia do Autor

Mônica Pereira de Oliveira, Faculdade Araguaia

Coordenadora Pedagógica e Professora do Núcleo de Extensão e Pós-Graduação (NEPG) da Faculdade Araguaia - Goiânia-GO

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Publicado

2012-10-10

Edição

Seção

Artigos