AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA: SABER CRÍTICO OU PRÁTICA DE REPRESSAO?

Luciano Campos Amaral, Rosaura Vargas Virgens

Resumo


O presente trabalho trata da questão da avaliação, da problemática de como medir o conhecimento do aluno, e de como o processo avaliativo tem sido percebido por alguns professores como forma de coerção e não de reflexão. O trabalho coloca em questão algumas perguntas: e uma das questões mais emblemática é: se não tem nota como medir o conhecimento do aluno? Daí percebemos a dificuldade encontrada pelos professores no processo de avaliar. Para eles a avaliação tem sido apenas como um processo de exclusão escolar. O ato pedagógico tem sido um ajuste de conteúdo e metodologia, como se tudo que fizéssemos tivéssemos que ter um resultado. Recorremos a Palafox; Terra (1998), Soares (1998) entre outros para nos ajudar a pensar como a educação atravessou o tempo e ainda permanece sem muitas mudanças, mas ainda assim, é tarefa do professor estar atento a questões como: a prática da liberdade, o ato da livre escolha, de que o professor deve assumir junto com os alunos a responsabilidade daquilo que se escolhe, pois isso reflete na formação política, cultural, econômica e biológica dos alunos.


Palavras-chave


Avaliação, Conhecimento, Poder, Educação Física

Texto completo:

VOL18-1-ART-14


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Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



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