VIVÊNCIAS DE PRAZER E SOFRIMENTO EM PROFESSORAS QUE ATUAM EM CRECHES MUNICIPAIS

Autores

  • Luciana Garrido Silva Borges Canuto Pedagogia (2008) Esp. Psicopedagogia (2010) Psicologia Universo (2018) Mestranda Psicologia do Trabalho Puc Go (2021)
  • Katia Barbosa Macêdo PUC Goiás https://orcid.org/0000-0001-9656-8079
  • Isabelle Rocha Arão Centro Universitário Araguaia

Palavras-chave:

Professoras, Educação Infantil, Psicodinâmica do Trabalho

Resumo

O trabalho em Centros Municipais de Educação Infantil, que acontece nas creches e pré-escolas públicas brasileiras é permeado por diversas pressões que podem causar angústias aos trabalhadores. É um trabalho de educação e cuidados que possui um escopo de assistência, pressupõe ensino de qualidade e ainda fomenta a economia, garantindo a presença da mulher no mundo do trabalho. Tendo como eixo de investigação a Teoria Psicodinâmica do Trabalho, o artigo apresenta dados qualitativos obtidos a partir da escuta clínica a dez professoras efetivas que atuam nesses estabelecimentos a pelo menos cinco anos. Seus discursos evidenciaram que sentem prazer em estar e acompanhar as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças, mas sofrem com a sobrecarga de trabalho, aliada ao ritmo intenso e acelerado, além das cobranças por documentações burocráticas; as professoras não possuem liberdade e autonomia e nem se sentem reconhecidas, mas, usam estratégias de defesa. As estratégias coletivas encontradas foram: financiar seu trabalho, trabalhar dobrado, negar e racionalizar seu sofrimento, repetir discursos oficiais. As estratégias individuais, em especial, a de medicalização, evidenciam o aparecimento das patologias, dados que convergem com recentes investigações

Biografia do Autor

Luciana Garrido Silva Borges Canuto, Pedagogia (2008) Esp. Psicopedagogia (2010) Psicologia Universo (2018) Mestranda Psicologia do Trabalho Puc Go (2021)

 

Pedagoga, Psicóloga, Especialista em Psicopedagogia,

Mestranda em Psicologia do Trabalho com ênfase em Psicodinâmica do Trabalho docente na Educação Infantil.

Professora Regente na SecretariaMunicipal de Educação de Goiânia desde 2021, Coordenadora Pedagógica (2010 -2018), Coordenatora Disciplinar (2020).

Katia Barbosa Macêdo, PUC Goiás

Analista Didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Goiânia Psicanalista formada pela IPA- International Psychoanalytic AssociationProfessora Titular -  Pontifícia Universidade Católica de GoiásLink para o Curriculum Latteshttp://lattes.cnpq.br/6558782387284931 

Link para Meu orcid   https://orcid.org/0000-0001-9656-8079

Isabelle Rocha Arão, Centro Universitário Araguaia

Fisioterapêuta, Engenheira de Segurança do Trabalho, Doutoranda em Psicologia do Trabalho

Publicado

2023-05-24

Edição

Seção

Artigos