ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DEMONSTRATIVAS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA (AEDCN) COM E PARA AS CRIANÇAS: UMA REFLEXÃO TEÓRICA DIRIGIDA A PEDAGOGOS(AS)
Resumo
O presente estudo desenvolve o tema dos experimentos em ciências para crianças na Educação Infantil (EI) e Anos Iniciais (AI) na geração da metodologia AEDCN, em que se pode pensar propostas de experimentos, também, para os espaços não escolares como Parques, Feiras, Museus da ciência e Centros de Divulgação Científica. A questão que organiza o estudo: que referencial teórico sobre experimentos com crianças, em espaços formais e não formais, pode ser organizado para a formação de pedagogos(as) que vão ensinar ciências utilizando a metodologia dos experimentos? Objetiva-se, de modo geral, uma organização epistemológica para os experimentos em ciências a serem realizados com as crianças. Especificamente, objetiva-se um referencial teórico para os experimentos demonstrativos junto às crianças; em segundo lugar, efetivar a defesa por experimentos demonstrativos na EI e AI, como primeira instância, para se avançar aos experimentos manipulativos. Os resultados indicam a possibilidade de um referencial sobre os experimentos com crianças que, na realidade, deve ser adaptado à EI e AI, pois como a literatura da área apresenta, os textos sobre o assunto são muito pouco desenvolvidos para a formação de professores em cursos de Pedagogia, daí a construção da metodologia da AEDCN. Como consideração final neste estudo aponta-se as AEDCN como uma metodologia possível para o desenvolvimento de experimentos em Ensino de Ciências para crianças, na EI e AI, sob o protagonismo e a autoria didática de pedagogos(as).
Palavras-chave
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