ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DEMONSTRATIVAS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA (AEDCN) COM E PARA AS CRIANÇAS: UMA REFLEXÃO TEÓRICA DIRIGIDA A PEDAGOGOS(AS)
Palavras-chave:
Atividades Experimentais Demonstrativas em Ciências da Natureza (AEDCN). Crianças. Pedagogia.Resumo
O presente estudo desenvolve o tema dos experimentos em ciências para crianças na Educação Infantil (EI) e Anos Iniciais (AI) na geração da metodologia AEDCN, em que se pode pensar propostas de experimentos, também, para os espaços não escolares como Parques, Feiras, Museus da ciência e Centros de Divulgação Científica. A questão que organiza o estudo: que referencial teórico sobre experimentos com crianças, em espaços formais e não formais, pode ser organizado para a formação de pedagogos(as) que vão ensinar ciências utilizando a metodologia dos experimentos? Objetiva-se, de modo geral, uma organização epistemológica para os experimentos em ciências a serem realizados com as crianças. Especificamente, objetiva-se um referencial teórico para os experimentos demonstrativos junto às crianças; em segundo lugar, efetivar a defesa por experimentos demonstrativos na EI e AI, como primeira instância, para se avançar aos experimentos manipulativos. Os resultados indicam a possibilidade de um referencial sobre os experimentos com crianças que, na realidade, deve ser adaptado à EI e AI, pois como a literatura da área apresenta, os textos sobre o assunto são muito pouco desenvolvidos para a formação de professores em cursos de Pedagogia, daí a construção da metodologia da AEDCN. Como consideração final neste estudo aponta-se as AEDCN como uma metodologia possível para o desenvolvimento de experimentos em Ensino de Ciências para crianças, na EI e AI, sob o protagonismo e a autoria didática de pedagogos(as).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado