ESTUDO DE CASO DO IMAGINÁRIO DE UMA AMOSTRA POPULACIONAL SOBRE O USO DA CAMISINHA COMO MÉTODO PREVENTIVO CONTRA HIV/AIDS NAS PRÁTICAS SEXUAIS, E DAS PROPAGANDAS DIVULGADAS PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE NA ÉPOCA DO CARNAVAL
Palavras-chave:
Hiv-Aids. Camisinha. Práticas sexuais.Resumo
Este estudo teve como objetivo investigar o uso da camisinha como um meio adequado e seguro nas práticas sexuais diversas, no sentido de prevenir a contaminação pelo vírus do HIV/AIDS; assim como avaliar se as campanhas do Ministério da Saúde advertem à população em sua diversidade (LGBT) durante o período de 2007à 2016, e demonstrar a percepção dos usuários sobre a eficiência do preservativo nas práticas sexuais diversas e conhecer o comportamento do usuário em relação ao uso do preservativo. Trata-se de um estudo descritivo, de caráter exploratório. A pesquisa foi realizada por meio de um instrumento de coleta de dados com usuários da rede social Facebook, de ambos os sexos, com idade entre 19 a 63 anos. 60% dos entrevistados reconhecem o uso do preservativo como a melhor forma de evitar a infecção pelo HIV. Percebeu-se que, a informação é um importante componente para a adoção de comportamentos sexuais mais seguros. Não foram observadas diferenças relevantes por grupos heterossexuais e homossexuais masculinos quanto ao conhecimento sobre a utilização e eficiência da camisinha masculina. Entretanto observou-se em homossexuais femininos o conhecimento significativo da eficiência e utilização, porém apesar de reconhecer sua eficiência não a utilizam. Esse trabalho fornece subsídios para atividades de educação em saúde sobre a temáticaDownloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado