NÍSIA FLORESTA E EFEITOS DE SENTIDO SOBRE DIREITOS DAS MULHERES E A EDUCAÇÃO FRENTE AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DA ONU MULHERES

Autores

Palavras-chave:

Nísia Floresta. ONU Mulheres. Análise do Discurso de linha francesa.

Resumo

Este estudo, que faz parte do desenvolvimento de uma pesquisa maior já realizada, propõe analisar os direitos das mulheres e a educação a partir dos efeitos de sentido do discurso de Nísia Floresta, século XIX, frente às condições de produção do discurso da ONU Mulheres, séculos XX e XXI. Para tanto, utilizamos como aporte teórico-analítico a Análise de Discurso de linha francesa (AD). A materialidade discursiva utilizada são quatro obras de Nísia Floresta e documentos de dois eventos da ONU Mulheres, apresentados e analisados em sequências discursivas. Os resultados apontam, dentre as análises conceituais, além da relevância do tema, a compreensão de funcionamentos discursivos em épocas distintas embora relacionados pela busca da efetivação dos direitos das mulheres nas práticas sociais.

Palavras-chave: Nísia Floresta. ONU Mulheres. Análise do Discurso de linha francesa.

Biografia do Autor

Erika Caroline de Oliveira Cavalcanti, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)

Doutora em Ciências da Linguagem (UNICAP). Pedagoga e Mestra em Educação (UFPE). Especialização em Metodologia do Ensino da Filosofia (Centro de Estudos Contemporâneos (PE)/FAISA Faculdades (RS)). Docente e servidora pública municipal.

Downloads

Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Artigos