NÍSIA FLORESTA E EFEITOS DE SENTIDO SOBRE DIREITOS DAS MULHERES E A EDUCAÇÃO FRENTE AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DA ONU MULHERES
Palavras-chave:
Nísia Floresta. ONU Mulheres. Análise do Discurso de linha francesa.Resumo
Este estudo, que faz parte do desenvolvimento de uma pesquisa maior já realizada, propõe analisar os direitos das mulheres e a educação a partir dos efeitos de sentido do discurso de Nísia Floresta, século XIX, frente às condições de produção do discurso da ONU Mulheres, séculos XX e XXI. Para tanto, utilizamos como aporte teórico-analítico a Análise de Discurso de linha francesa (AD). A materialidade discursiva utilizada são quatro obras de Nísia Floresta e documentos de dois eventos da ONU Mulheres, apresentados e analisados em sequências discursivas. Os resultados apontam, dentre as análises conceituais, além da relevância do tema, a compreensão de funcionamentos discursivos em épocas distintas embora relacionados pela busca da efetivação dos direitos das mulheres nas práticas sociais.
Palavras-chave: Nísia Floresta. ONU Mulheres. Análise do Discurso de linha francesa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 REVISTA UNIARAGUAIA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado