AVALIAÇÃO DE PAVIMENTO NA CIDADE DE GOIÂNIA/GO PELO MÉTODO DO ÍNDICE DE GRAVIDADE GLOBAL (IGG)
Palavras-chave:
Pavimentos, Manifestações Patológicas, Manutenção.Resumo
Os pavimentos suportam e difundem os esforços produzidos pelo tráfego, o que garante boa trafegabilidade e proporciona conforto e segurança aos usuários. No entanto, após certo tempo de uso, o pavimento pode apresentar algumas manifestações patológicas, as quais necessitam de manutenção e/ou reparo para que o desempenho de suas funções básicas seja satisfatório. Pode-se dizer que estas patologias são manifestações inerentes à utilização do pavimento e que podem ser agravadas por falta de recursos para a restauração adequada da estrutura, bem como à falta de manutenção e reabilitação dos pavimentos. Dessa forma, a finalidade deste trabalho é identificar as principais manifestações patológicas em um trecho da Avenida Anhanguera da cidade de Goiânia/GO e realizar uma avaliação objetiva da superfície do pavimento por meio do método do índice de gravidade global (IGG), a fim de se estabelecer o conceito de qualidade do referido trecho. Para isso, a análise ocorreu de forma amostral em algumas estações do segmento em estudo, com área e distanciamento entre elas prefixados pelas especificações do DNIT. Foi possível concluir que, após análise pelo método IGG, há necessidade de manutenção e reparo do local, uma vez que a situação do pavimento pode comprometer a capacidade de impermeabilização do revestimento, além de reduzir sua resistência e capacidade de suporte.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 REVISTA UNIARAGUAIA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado